Copy
Geopark Terras de Cavaleiros
veja este email no browser

Newsletter março/2015

Versão Portuguesa

https://us3.admin.mailchimp.com/campaigns/wizard/neapolitan?id=841105#

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela organizaram, a 11 de março, as Jornadas de Reflexão “Um Olhar Sobre a Serra da Estrela”, no Auditório dos Serviços Centrais, do estabelecimento de ensino superior.
O Geopark Terras de Cavaleiros marcou presença, com os restantes representantes do Fórum Português de Geoparques , num debate sobre "Os Geoparks no desenvolvimento e promoção turística e territorial".
A iniciativa culminou com a apresentação de Gonçalo Poeta Fernandes, professor no IPG, “Estrela Geopark: proposta de trabalho”.
 O objetivo do encontro foi aferir as possibilidades e potencialidades de um território que intenta juntar-se aos 4, já existentes, Geoparques portugueses.

 


 
Sendo o Geopark Terras de Cavaleiros (GTC) focado nas pessoas e nas suas atividades, numa estratégia de desenvolvimento sustentável, pretende que todos os representantes das Unidades Hoteleiras, Restauração e Bebidas do território, estejam preparados para receber aqueles que visitarem o território, que os saibam informar e aconselhar sobre as múltiplas potencialidades turísticas de âmbito natural, histórico e cultural do GTC.
 Neste sentido, o Geopark Terras de cavaleiros convida-os, no próximo dia 22 de março, a realizar uma viagem ao interior da terra, num percurso de descoberta da riqueza e esplendor de um território que é de todos aqueles que o habitam.
A inscrição é gratuita e poderá ser efetuada através do email geral@geoparkterrasdecavaleiros.com, ou dos telefones 278428101/ 917859608.

 
O Geopark Terras de Cavaleiros integra, pelo segundo ano, a Semana dos Parceiros do Roteiro de Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, que correrá de 23 a 29 de março, com mais de 60 iniciativas programadas pelos Parceiros aderentes.
Ao longo dos 7 dias de comemoração, o GTC, dinamizará, na sua sede ações de sensibilização de conhecimento sobre o património de Macedo de Cavaleiros. Para o dia 29, estende o convite com a União de Freguesias de Espadanedo, Edroso, Murçós e Soutelo Mourisco, a participar numa “descoberta das Minas de Murçós". As Minas de Murçós, um dos 42 geossítios do Geopark Terras de Cavaleiros, são lugares sublimes que “falam” sobre a História e que “contam” estórias daqueles que por lá laboraram.
A visita ao Maciço de Morais também integra esta semana. Uma atividade promovida em parceria com  Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, numa semana intensa e recheada de atividades.
Os interessados poderão inscrever-se, gratuitamente, através do e-mail geral@geoparkterrasdecavaleiros.com
O Clube de Ciclismo de Macedo de Cavaleiros aliou-se ao Geopark Terras de Cavaleiro e, juntos, desafiam os amantes de pedestrianismo a realizar uma caminhada pela Rota de Banreses.
No próximo dia 29 de março faça uma viagem pelos sentidos, desfrute da Natureza no seu estado puro, visite o Santuário de Santo Ambrósio, a Ponte e as ruínas da antiga aldeia de Banreses,  algumas das paragens obrigatórias ao longo do percurso.
Inscreva-se através do website http://www.ciclismomacedo.com/ até ao próximo dia 27 de março.
No território do Geopark Terras de Cavaleiros realiza-se nova edição da Feira da Saúde do Nordeste Transmontano, entre os dias 10 e 12 de abril.
O certame, organizado pela Associação dos Diabéticos do Distrito de Bragança, no Parque Municipal de Exposições de Macedo de Cavaleiros, visa, essencialmente, dar a conhecer, à comunidade, os múltiplos recursos na área da saúde; disponibilizar informação sobre a prevenção da doença; informar em relação à temática da diabetes; promover atitudes salutares, relacionadas com saúde, segurança, desporto, estética e bem-Estar.
À iniciativa está subjacente a promoção, a dinamização e o incentivo ao empreendorismo na área da saúde. Durante 3 dias os vários expositores terão a oportunidade de divulgar as mais diversas soluções, produtos e equipamentos da área em questão.
A realização de rastreios gratuitos, de ações de sensibilização sobre alimentação saudável, de atividades desportivas e lúdicas, são algumas das atividades que integram o programa. 
Share
Tweet
Forward to Friend
Copyright © 2015 Geopark Terras de Cavaleiros, All rights reserved.


unsubscribe from this list    update subscription preferences 

Email Marketing Powered by Mailchimp