Copy
Newsletter com a informação oficial da Rede Escolar Adventista em Portugal.
View this email in your browser

Livro Missionário 2014
distribuído pelas e nas Escolas Adventistas

As Escolas Adventistas possuem uma visão clara do evangelismo e estão alinhadas com as directrizes e programas de cada União, Divisão e da própria Conferência Geral. Esta é também uma realidade em Portugal. Na Newsletter deste mês conheça a forma como as Escolas Adventistas se envolveram na distribuição do Livro Missionário 2014 “Para além da imaginação”.
Só Deus saberá quais os resultados deste trabalho de disseminação da Sua mensagem e quando é que estes se revelarão. É no entanto notório e significativo o facto de os alunos se envolverem em projetos destes, que são um verdadeiro contributo para o desejado processo de Educar para o Serviço e para o Discipulado.

Tiago Alves
Diretor do Departamento de Educação da UPASD

Participação ativa do Colégio Adventista de Setúbal na distribuição do Livro Missionário 2014

Queremos testemunhar a envolvência dos nosso alunos do Colégio Adventista de Setúbal - CAS na distribuição do Livro Missionário (L.M.)
Tem acontecido sempre que existe um livro para oferecer, vermos o entusiasmo dos nossos alunos em participar no evento. Assim a edição de 2014 sob o Título "Para Além da Imaginação" contou com a contagiante alegria das nossas crianças, em dois momentos assinalados.
O primeiro decorreu no dia oficial da distribuição, ou seja dia 12 de Abril pp, no qual muitos dos nossos alunos, com a farda dos Tições vestida, puderam viver experiências inesquecíveis que mais tarde partilharam em grupo e aqui também.
O segundo momento ocorreu logo na abertura das aulas após a Páscoa. Desta feita os alunos do CAS foram portadores de um L.M. junto das famílias que vivem mesmo nas imediações do Colégio, mostrando um carinho muito especial pelos nossos "vizinhos". Foi um momento marcante que pudemos partilhar juntos de uma população na sua maioria sénior. Foi bom ver a alegria estampada nos seus rostinhos, por poderem ser úteis aos outros.
Para todos os que colaboraram fica a nossa gratidão, certos de que os resultados deste iniciativa ficarão de certo para além da nossa imaginação. Um dia vão haver muitas surpresas, tenho essa certeza!

Enoque Pinto, Capelão
Um livro que fez muito sucesso!
Externato Adventista do Funchal


No dia 29 de abril, todos os alunos do Externato Adventista do Funchal receberam livros “Para Além da Imaginação”. Todos gostamos muito de receber este livro e alguns de nós não resistimos e aproveitamos para ler algumas páginas do livro.
O Rúben descobriu que existem muitas galáxias e que em Júpiter há uma grande tempestade. O Pedro aprendeu que no Universo há muito mais de um milhão de estrelas. O Duarte gostou de ler a parte em que diz que à medida que os telescópios foram evoluindo, os homens descobriram que o Universo era maior do que se pensava. Todos nós gostamos de ver as bonitas imagens principalmente de ver as estrelas, a galáxia em forma de borboleta, as “Galáxias Antena” e de ver uma imagem de como vai ser quando Jesus nos vier buscar.
Depois de explorar o livro, fomos para a rua distribuí-lo pelas pessoas que passavam à frente da nossa escola. Dentro do livro estava um convite para aqueles que quisessem vir assistir às conferências. Todos foram simpáticos e agradeceram por lhes termos oferecido alguma coisa. Nós gostamos muito de participar na distribuição deste livro!
 
Texto coletivo escrito pelos alunos do 2.º ano
Experiência de um aluno
 
Eu gostei muito de distribuir os livros missionários.
Distribui numa das atividades dos tições e com os outros alunos da escola.
Numa das vezes eu estava a distribuir os livros com o meu amigo Miguel e com o pastor Artur Machado na praça da Misericórdia em Setúbal e houve um senhor que recusou receber o livro porque não sabia ler.
Mas eu tive uma ideia. Disse-lhe que ele podia sentar-se na praça com o livro e quando alguém se sentasse ao pé dele ele pedia para que essa pessoa lhe lesse o livro, assim não seria uma só pessoa a ouvir a mensagem mas seriam as duas.
O senhor depois de ouvir a minha ideia ficou espantado e aceitou o livro.
Espero que alguém lhe tenha lido o livro missionário.
 
Simão Espírito-Santo (aluno do 4º ano)

Entrevista ao aluno Diogo Mendonça

O Diogo, aluno do 3.º ano, foi um dos alunos mais interessado na leitura deste livro. Logo no dia em que lhe foi entregue, conseguiu ler as primeiras 85 páginas. Assim, decidimos entrevistar o Diogo para eles nos contar a sua experiência de leitura.

Quais foram as curiosidades que descobriste com a leitura deste livro?
Descobri que há um vírus chamado “I love you”. Achei muito engraçado. E também há um vírus chamado Melissa.
 
Qual foi a parte do livro que mais gostaste?
O “Resgate vindo de cima” foi a parte que mais gostei. Havia 33 mineiros que ficaram soterrados e não podiam sair. O governo do Chile fez vários buracos. Um dos buracos chegou aos mineiros e trouxe a mensagem a dizer que estavam bem. Durante algum tempo, iam mandando comida e, alguns dias depois, conseguiram tirá-lo de lá.
 
Há mais alguma coisa que gostasses de dizer sobre o livro?
Sim, também gostei de saber que há uma galáxia chamada “Borboleta” que tem a forma deste animal.
"40 anos... 40 horas de serviço"
Colégio Adventista de Oliveira do Douro

A distribuição do Livro Missionário na Freguesia de Oliveira do Douro é uma bênção e motivo de grande alegria, pois é uma tarefa partilhada pela Igreja de Oliveira do Douro, pela Igreja do CAOD e pelo CAOD, enquanto escola. Torna-se, no entanto, necessário dividir territórios para melhor alcançar a comunidade. Tal como nos anos anteriores, foi da responsabilidade dos alunos do CAOD distribuir os livros pelas entidades da Freguesia, nomeadamente pelos funcionários da Junta de Freguesia, do Centro de Saúde e da Esquadra da PSP. Assim, as turmas dos 5º e 6º anos, acompanhadas pelo Capelão e pelo professor da disciplina de Educação Moral e Religiosa Adventista, distribuíram, na tarde do dia 30 de abril, cerca de uma centena de livros “Para além da imaginação”. Visitaram ainda o Centro de Dia da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro, onde apresentaram um programa musical e uma mensagem espiritual baseada nos conteúdos do livro. No final, foi feita uma oração pelas cerca de quatro dezenas de utentes e uma dezena de funcionários que atentamente absorviam e não disfarçavam as lágrimas da emoção provocada pela esperança em Jesus e pela sempre alegre e entusiástica presença de crianças. Muitos agradeceram, desejaram que Deus guiasse aquelas crianças e ficaram sensibilizados quando lhes foi explicado que a iniciativa da visita está inserida num projecto maior, o das comemorações dos 40 anos do Colégio, no qual os alunos se propõem realizar 40 horas de serviço em prol da comunidade.
Também inserido no projecto “40 anos… 40 horas de serviço”, os alunos dos 5º e 6º anos distribuíram o Livro Missionário pelos utilizadores dos 46 talhões das Hortas Urbanas que funcionam nos terrenos do Colégio, em parceria com o Município de Vila Nova de Gaia. Dentro de cada livro foi colocado um cartão com uma mensagem de esperança que os alunos previamente tinham elaborado, assim como um convite para a Campanha de Evangelização que se iria realizar na Igreja de Oliveira do Douro na semana seguinte.
Para além desta iniciativa, foram ainda distribuídos livros por todas as famílias de alunos e professores não adventistas e pelos parceiros do Colégio.
Ore pelo trabalho realizado e por estes alunos que de forma espontânea se assumem como Missionários na Obra de Deus neste Mundo.


Tiago Alves, Professor de Educação Moral e Religiosa Adventista 5º e 6º Anos
“… livros que contêm a mensagem para este tempo.”
Creche e Jardim de Infância Arco-Íris

O evangelismo sempre foi uma motivação convincente da igreja adventista do 7º dia e também não é coincidência que os objetivos da educação adventista estejam inseparavelmente ligados aos objetivos e propósitos da igreja porque “No mais alto sentido, a obra da educação e da redenção são uma…”Ellen G. White, Educação (p. 30.)
Cada estabelecimento de ensino oferece a melhor oportunidade ao educador trazendo a perspetiva do evangelismo ao seu ministério.
O evangelismo literário permite-nos também CONSTRUIR ligações no seio de comunidades locais partilhando o EU, O OUTRO e o MUNDO com todos.
E porque cada oportunidade com este propósito deve ser aproveitada diligentemente, juntámo-nos nesta MISSÃO espalhando “… livros que contêm a mensagem para este tempo.” (Serviço Cristão, p. 145).
As nossas crianças recordaram ao longo da semana que antecedeu a distribuição, os dias da criação, construindo em casa um livro a que lhe demos o mesmo título. Cada dia uma tarefa para CONSTRUIR em casa com a família e que no final deu origem a um livro, e simultaneamente preparou os pais, leitores, ao início da sua viagem descobrindo não só as maravilhas da vida, mas também o amor que está para além da imaginação.
Não sabemos quem leu, como leu e o que achou. Apenas percebemos o interesse daqueles que faltando, propositadamente se deslocavam ao Arco Íris, para que o livro não ficasse incompleto.
Um abril de primavera, espalhado com “folhas de outono”, e a certeza de um trabalho que lança sementes, cujos frutos serão vistos totalmente na eternidade.

 
Paula Girão, Diretora Pedagógica
Envolvimento da Oficina de Talentos na distribuição do livro missionário
 
“Todos os que se empenham em servir são a mão auxiliadora de Deus. São coobreiros dos anjos; ou antes, são o poder humano por meio do qual os anjos cumprem a sua missão. Os anjos falam pela sua voz e agem por suas mãos.” Ellen White, Educação, p. 271.
 
Sob o lema “Cada Criança um Missionário”, os meninos da Oficina de Talentos (re)uniram-se para participar na missão de distribuir o livro missionário “Para Além da Imaginação”.
Entre os dias 5 e 9 de Maio saiu pelas ruas de Lisboa um grupo de crianças com a missão de oferecer 170 livros aos transeuntes da nossa área de influência. O tema do livro foi apresentado e discutido com os alunos e diariamente as crianças e professoras se reuniam em oração antes de partir para a sementeira. De notar que este ano esta iniciativa teve a particularidade de poder contar com a participação de todos os alunos não adventistas. Tivemos também o privilégio de ter connosco o Pastor Daniel Vicente na distribuição. A sua companhia e dedicação é sempre uma mais valia e as crianças identificam-se com o trabalho pastoral.
 As crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 10 anos, ficaram entusiasmadas por participar uma vez mais neste tipo de actividade. Foi com orgulho que as ouvimos falar das maravilhas do Universo e principalmente de Jesus. Uma das experiências mais significativas aconteceu com o grupo do 2º ano que encontrou um senhor que se mostrou bastante agradado com a oferta. Este senhor, profundamente católico, recebeu em anos anteriores um dos livros missionários e gostou bastante, assim estava curioso para conhecer mais sobre a nossa literatura e ensinos.
Temos a certeza de que o Espírito Santo conduzirá da melhor forma todos os livros entregues e tocará no momento certo nos corações de quem os recebeu.
 
Vanessa Trindade
 
Testemunhos de alguns grupos participantes:
 
“Nós gostámos muito de distribuir o livro. Foi com muito carinho e amor. Queremos repetir!” – Pré-escolar
 
“Foi uma experiência muito boa, as pessoas gostaram dos livros e assim podem aprender mais sobre o Universo.” – 1º Ano
 
“Queríamos ter tido mais livros para distribuir para que mais pessoas se convertam e frequentem a Igreja.” - 2º Ano
 
“Gostámos muito de distribuir o livro porque assim as pessoas que não conhecem a Jesus podem conhecê-lO.” 3º Ano
 
“A distribuição foi importante porque pudemos levar as pessoas à Salvação.” – 4º Ano
Copyright © 2013 Departamento de Educação da UPASD, All rights reserved.
União Portuguesa dos Adventistas do Sétimo Dia
Rua Acácio Paiva nº35
1700-004 Lisboa