Copy
Newsletter com a informação oficial da Rede Escolar Adventista em Portugal.
View this email in your browser

Férias em Família I


Mais um ano letivo terminou e chegaram as tão merecidas e esperadas férias de verão! O momento é para descansar, fazer boas leituras, passar tempo com a família e carregar baterias para os desafios vindouros.
Prezando o tempo passado em família neste período único do ano, as Escolas Adventistas gostariam de lhe deixar algumas sugestões para estas férias. Sejam estas passadas na praia, no campo, na montanha, numa ilha ou na cidade, não perca a oportunidade de contemplar a Obra criadora de Deus, revelando aos seus filhos, netos ou irmãos o imenso amor de Deus, a Sua criatividade e poder. Procure ter sempre a sua Bíblia por perto e abrace o desafio de buscar texto bíblicos para meditar e refletir, em família e ao longo das vossas descobertas, buscas e escolhas.
Acima de tudo agradeça a Deus pela enorme bênção que é a de passar tempo com a família e louve-O onde quer que esteja.
Boas férias!

Tiago Alves
Diretor do Departamento de Educação da UPASD

Férias em Família na Praia
Creche e Jardim de Infância Arco-Íris

Setúbal é uma cidade que cresceu entalada entre o mar e a serra, à qual Sebastião da Gama chamou “mãe”. Pertence ao restrito Clube das Mais Belas Baías do Mundo, onde também desagua o rio Sado, que corre ao contrário dos outros. É em Setúbal que se sente o peso dos rrs nas palavras que os têm, que se bebe o sumo de doces laranjas, que se come o peixe mais fresco e onde José Mourinho tenta destronar Manuel Maria Barbosa du Bocage.
É em Setúbal que se põe uma toalha às costas e se vai para a praia, logo à saída, com a praia de Albarquel, passando pela Figueirinha, Galápos e terminando no Portinho da Arrábida, onde encontramos o Museu Oceanográfico. Faz-se pesca desportiva, vela, canoagem e windsurf. O Parque Urbano de Albarquel, permite que famílias e grupos de jovens aproveitem a proximidade da água, as zonas verdes, os espaços dedicados ao desporto e à restauração.
Vale bem a pena apanhar um barco no porto de Setúbal e fazer um passeio de duas horas pelo estuário do Sado para observar a diversidade de aves aquáticas e uma família de cerca de trinta roazes-corvineiros, os famosos golfinhos de Setúbal.
A ribeira da Comenda desagua onde o Sado e o Atlântico se encontram e é nas suas margens que se encontra um dos mais antigos poisos para piquenique de que há memória em Setúbal.
Fazendo um passeio de ferry, atravessando o Sado, chegamos às águas transparentes do Troia Resort, um paraíso para os desportos aquáticos.
As férias constituem um momento privilegiado para estreitar os laços familiares, partilhar vivências, estimular competências e desenvolver novas experiências. Como tal, marcam um período particular em que os pais podem ter tempo de qualidade com os filhos. Esta interação é preciosa e cada minuto desse tempo é insubstituível. Sabemos que pais perfeitos não existem, mas o essencial é que estejam sempre disponíveis. A receita ideal não existe, mas leve as suas crianças a uma das praias, parques ou museu propostos, onde eles possam correr, gastar energia, observar e contemplar. Apanhem pedras, conchas e estimule a matemática separando-as pela forma e tamanho. Usem a criatividade na expressão plástica para fazer quadros ou molduras onde possam colocar as fotografias tiradas em cada dia. Encontram também uma boa oportunidade de iniciar uma coleção com a recolha efetuada.
Jogar à bola, com as mãos, pés, raquetes…, um simples passeio à beira mar, onde simultaneamente poderão contemplar o mar e a serra, estabelecendo diálogos. Construam na areia e participem em aulas de surf em conjunto. Numa altura em que continuamos rodeados de tecnologia, aproveitem para no final todos construírem uma pequena reportagem que ficará digitalmente guardada para posteriores momentos de qualidade.
Boas Férias!

A equipa do Arco-Íris
Férias em Família no Campo
Colégio Adventista de Oliveira do Douro

Nem todas as crianças e jovens têm o privilégio de viver no ambiente tranquilo e saudável do campo! Poucos também são aqueles que durante o período das férias escolares tem hipótese de ir visitar os avós ou outros familiares à aldeia e usufruir, mesmo que por poucos dias ou horas, deste ambiente rural onde os horários que pautam as rotinas diárias são marcados pelo nascer e pelo pôr do sol, situação tão diferente da vida agitada das grandes cidades! Mas aqueles que o podem fazer, aproveitem bem, pois existem muitas descobertas, encantos e bênçãos a descobrir e a receber. Que tal apanhar frutos das árvores ou alguns vegetais da terra e preparar, com os seus filhos ou netos, umas boas e frescas saladas! Ou então, cuidar dos animais do quintal, dando-lhes comida e observando os seus mais diversos hábitos. Caso não tenha contacto com este ambiente rural e agrícola, sempre pode visitar com a sua família uma das diversas quintas pedagógicas existentes no país. Experimente talvez um passeio a cavalo ou um workshop onde fará o pão, percebendo todo o seu ciclo. Pode não ser a mesma coisa, mas os seus filhos sempre podem ter este contacto com a terra, que, para a grande maioria, foi perdido há décadas! Em ambos os casos, e se for possível, busque uma praia fluvial segura e realize ali um saudável e agradável picnic.
Nestas férias, se passar pelo campo, siga o conselho do salmista, observe e suplique "o campo dá os seus frutos; e Deus, o nosso Deus, nos abençoe!" (Salmo 67:7)
Que Deus abençoe as suas férias em família.


Encarregado de Educação de um aluno do 2º ano do CAOD
Férias em Família na Ilha
Externato Adventista do Funchal

Quando o assunto é o que fazer na Ilha da Madeira, a maior dificuldade é sem dúvida alguma, o que escolher de um conjunto extenso e atividades!
A Madeira, embora pequena na sua extensão, é muito rica em fauna e flora e o seu clima ameno durante todo o ano faz dela um dos mais belos destinos de férias de toda a Europa e quiçá do mundo! Para aqueles que gostam de apreciar a natureza e observar as coisas maravilhosas que Deus fez, podem visitar os espetaculares parques e jardins nos quais encontramos flores exóticas e plantas endémicas. Uma caminhada pelas levadas da Madeira também é uma excelente oportunidade para descobrir a natureza, as paisagens e o ambiente tranquilo da ilha.
O seu mar azul e límpido com temperatura a variar entre os 18 e os 23ºC, permite a prática da pesca  e da natação. No verão podemos observar baleias e golfinhos e fazer mergulho. É na Madeira, mais precisamente, no Garajau que encontramos uma das mais antigas reservas naturais subaquáticas da Europa que certamente, fará as delícias dos amantes do mergulho.
Para os marinheiros de água doce como eu, as atividades de lazer em terra também são muito variadas: - pode ser um passeio a visitar uma vila rústica: - o famoso Curral das Freiras ou uma excursão de autocarro pela costa norte que será sem dúvida uma viagem inesquecível. Pode-se praticar equitação, ténis, golfe ou apenas uma descida do Monte nos típicos carros de cestos, controlados pela mão e sola das botas dos profissionais carreiros! Não poderia terminar este pequeno texto sem mencionar os excelentes restaurantes que esta ilha tem, onde podemos provar os pratos típicos da ilha, a famosa espetada, o milho frito e o bolo da caco, ou algo mais requintado como um chá nos terraços de hotel Belmond Reids´s.
Sejam quais forem os gostos, uma visita à Madeira pode tornar-se na sua viagem de sonho onde todos os desejos podem ser realizados! Termino desejando a todos: - Uma boa viagem!
 
Tânia Vicente, Encarregada de Educação

Férias em Família na Serra
Colégio Adventista de Setúbal
 
O Colégio Adventista de Setúbal tem o privilégio de estar situado numa cidade belíssima – Setúbal onde a praia e a serra se juntam harmoniosamente.
O orçamento familiar nem sempre nos permite fazer grandes viagens mas vivemos num país maravilhoso onde temos a bênção de poder ser turistas “cá dentro” e beneficiar de refrigério e descanso anual que o nosso corpo e mente necessitam.
Para estas férias o CAS quer propor-vos uma atividade na serra – Geocaching.
Geocaching é um passatempo e desporto de ar livre para toda a família no qual se utiliza um receptor de navegação por – GPS para encontrar uma "cache" colocada em qualquer local do mundo. Uma cache típica é uma pequena caixa, fechada e à prova de água, que contém um livro de registo e às vezes alguns objetos, como canetas, afia-lápis, moedas ou bonecos para troca.
A primeira colocação de uma cache com auxílio de GPS ocorreu em 3 de maio de 2000. A partir daí o Geocaching tornou-se popular, com um significativo crescimento em todo o mundo.
Nas várias serras de Portugal encontram-se escondidas as mais variadas “caches”. Basta aceder aos site dedicado a este passatempo – www.geocaching.com, colocar as coordenadas no receptor de navegação e caminhar com a família em busca de tesouros escondidos. Embora o geocahing esteja presente um pouco por todo o mundo, quer nas cidades quer no campo, convido-vos a realizarem esta atividade numa serra próxima de vocês a fim de respirarem ar puro, contemplarem a natureza criada por Deus e usufruírem do descanso que este local pode fornecer.
“O SENHOR renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu.”  Salmos 23:3 NTLH
Boas férias!

A equipa do CAS

Férias em Família na Cidade
Oficina de Talentos
 
Em primeiro lugar queremos dar graças a Deus por mais um ano lectivo que Ele nos concedeu e pelas imensas vitórias que pudemos obter.
Chegaram as tão merecidas férias!! É tempo de descansar, de reflectir, de passar tempo em família e tempo de nos divertirmos. Apesar de estarmos no meio de uma grande cidade, podemos e devemos usufruir das imensas actividades que ela nos oferece.
Que tal preparar uma visita ao Jardim Zoológico ou ao Oceanário?! Não percam a oportunidade de falar e observar parte da criação do nosso Deus.
E já agora, porque não dar um passeio até Sintra e visitar o Museu dos Brinquedos?! Aqui poderão relembrar bons momentos vividos na vossa infância e partilhar essas lembranças com os vossos filhos. E como estão nesse sítio tão bonito, podem levar um cesto cheio de coisas boas e fazer um piquenique num dos tantos recantos dessa vila.
Mas sabem, poderão ainda deixar o vosso carro a descansar e apanhar o barco fluvial para irem até à Margem Sul, para irem dar um mergulho nas águas límpidas e frescas das nossas praias.
Acima de tudo, desejamos que neste tempo de férias possam crescer enquanto família e fortificar os vossos laços, lembrando sempre que há um Deus que vos ama, que cuida de vós e que acima de tudo vos abençoa!
“A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção.” Salmos 3:8
Uma férias abençoadas e felizes!
 
Sandra Gomes,
auxiliar de educação na Oficina de Talentos
Copyright © 2013 Departamento de Educação da UPASD, All rights reserved.
União Portuguesa dos Adventistas do Sétimo Dia
Rua Acácio Paiva nº35
1700-004 Lisboa