Copy
Newsletter com a informação oficial da Rede Escolar Adventista em Portugal.
View this email in your browser

Escolas Cristãs de Férias


As Escolas Cristãs de Férias foram no passado uma forma eficaz das nossas Igrejas locais se aproximarem das crianças das comunidades envolventes. Quem não se recorda dos hinos, da história bíblica, da cerimónia das bandeiras ou mesmo das diversas actividades manuais e lúdicas? E o momento do lanche! Sim, eram momentos marcantes! Muitas sementes foram lançadas em terra, muita dela fértil, germinaram e deram fruto.
Mas tal situação remete-nos sobretudo para o passado. E no presente? É bem verdade que algumas Igrejas continuam a investir nesta estratégia, mas são sobretudo as Escolas Adventistas que as levam a efeito e com alguma regularidade.
A Newsletter deste mês pretende precisamente levar à comunidade adventista algumas experiências realizadas no passado e divulgar as Escolas Cristãs de Férias que se realizarão nas interrupções letivas destas férias.
Importa que o prezado leitor apreenda a clara intenção das Escolas Adventistas ao realizarem estas iniciativas: consolidar a instrução religiosa dos seus alunos, sejam eles ASD ou não, e posicionar-se junto da comunidade, revelando a sua intencional filosofia educacional e a sua vontade  de servir e “Educar para a Eternidade”.

Tiago Alves
Diretor do Departamento de Educação da UPASD

Escola Cristã de Férias em Setúbal

A Escola Cristã de Férias é uma iniciativa da Igreja de Setúbal mas tem o apoio do Colégio Adventista de Setúbal e da Creche e Jardim de Infância Arco Íris.
As instalações utilizadas são, na maior parte dos anos, as do C.A.S. e muitos alunos participam neste momento. O convite é também alargado aos finalistas do Arco Íris, aos membros da Igreja e outras crianças que não frequentam nenhuma das instituições.
Esta semana é um bálsamo para muitas crianças. Elas participam em atividades diferentes e é plantada uma sementinha sobre o amor de Jesus que mais tarde o Espírito Santo se encarregará de brotar.
A Escola Cristã de Férias de 2013 teve como tema “ A Vida de José” e decorreu na semana de 24 a 29 de Junho entre as 14h e as 18h.
Realizada nas instalações do Colégio Adventista de Setúbal participaram cerca de 35 crianças.


 
O objetivo era que através do estudo da vida de José, as crianças aprendessem que todos temos um talento especial e que temos de o desenvolver e que apesar da vida muitas vezes não ser fácil termos a confiança que temos um Deus que cuida de nós e nos ama.
Este ano a Escola Cristã de Férias decorre entre os dias 14 e 19 de Julho. O programa “VIAGENS AO REINO DA SAÚDE” envolve todos os participantes numa aventura única e emocionante através das diversas estações, onde os ensinamentos são acompanhados de experiências práticas que ajudam a compreender mais facilmente o ponto alto de cada uma delas. Os grupos experimentarão sabores, vivências e atividades que os levarão a descobrir mais sobre cada um dos 8 remédios naturais, associados ao grande amor e cuidado de Deus pelos seus filhos.
 
Filipa Martins (Responsável da E.C.F. em 2013)
e Suzy Dias (Responsável da E.C.F. em 2014)
Escola Cristã de Férias
Colégio Adventista de Oliveira do Douro

“Escola Cristã de Férias”, um conceito de há muito tempo, mas ainda muito atual. Trata-se de trazer as crianças à escola, em tempo de férias e falar-lhes de Jesus num misto de lazer e aprender.
Numa época em que para os pais é incontornável a necessidade de ocupar os seus filhos em tempo de férias, surge uma ótima oportunidade para recuperar este conceito, por vezes esquecido, nas nossas igrejas.
No CAOD, já realizamos esta experiência várias vezes, em parceria com as igrejas da freguesia (Igreja do CAOD e de Oliveira do Douro). Foram convidados os nossos alunos, as crianças das igrejas locais, as crianças vizinhas do CAOD e da EB1 do Outeiro. Os temas abordados têm sido os mais diversos, “Cozinha Saudável”, “Os Cinco Sentidos” ou “Os Reis da Bíblia”, por exemplo. Foram desenvolvidas atividades plásticas, jogos, músicas, histórias e é claro, houve sempre tempo para um momento espiritual. Excelentes ocasiões para cumprirmos a nossa missão de “Educar para a eternidade” e promovermos o nosso colégio na localidade. Pois, no ano letivo seguinte matriculamos alunos vindos da EB1 do Outeiro.

“Instrui ao menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.” Prov. 22:6

Raquel Martins Cordeiro
, Professora
Escola Cristã de Férias
Externato Adventista do Funchal

A lembrança mais antiga que tenho de uma Escola Cristã de Férias, remonta à minha infância, quando na Igreja do Funchal, foi organizada, pelo casal pastoral da altura. Apesar de ter apenas cerca de 5 anos de idade, a experiência foi tão boa, que guardo esses momentos com muito carinho.
Na nossa escola, já depois de adulta, tive o prazer de fazer parte duma equipa que organizou, durante alguns anos, Escolas Cristãs de Férias, nas férias de verão.
Lembro-me com saudade do entusiasmo dos nossos alunos ao ouvir as histórias da Bíblia contadas com tanta dedicação pelas nossas colaboradoras Luísa Correia e Susana Encarnação, dos cânticos e de tantas atividades desenvolvidas sobre cada história apresentada.
As experiências que retirámos, dos anos em que estas atividades foram desenvolvidas na nossa escola, foram inesquecíveis. Sentir que o amor por Jesus se fortalecia  a cada  dia, nos corações sinceros de cada criança, era muito gratificante! Levá-los a transpor para a sua vida os ensinamentos das mesmas histórias era maravilhoso!  E, finalmente, descobrir com surpresa que muitos deles recontavam as histórias da Bíblia em casa, falando de Jesus como o seu melhor amigo, era uma alegria imensa.
É com este sentimento, de vontade que os nossos alunos cresçam em Jesus a cada dia, que preparámos mais uma escola Cristã de férias para as atividades de Verão do mês de julho. A cada dia as nossas crianças poderão aprender um pouco mais sobre o Criador.
Esperamos viver momentos de grande comunhão com o nosso Deus. Oramos para que esta Escola Cristã de férias de 2014 seja ricamente abençoada e que todos possamos sair fortalecidos e repletos do amor de Jesus.
 
Zélia Faria, Secretária Administrativa

Escola Cristã de Férias
Oficina de Talentos
 
“Escondi a Tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti.” Salmos 119:11
A Oficina de Talentos conta já com cinco edições da Escola Cristã de Férias. Desde o primeiro momento que nos associámos a esta actividade e todos os anos temos vindo a desenvolvê-la, tentando sempre melhorar e apresentar novidades aos participantes.
A Escola Cristã de Férias é muito mais do que um tempo para manter as crianças ocupadas durante as primeiras semanas das férias de verão. É a continuidade do desenvolvimento da integração da fé no currículo. Escola Cristã de Férias é aprendizagem, é experiência e crescimento com Jesus, é união e entrega à essência espiritual.
Todos os anos há novos motivos para continuar a pensar e desenvolver a Escola Cristã de Férias. A alegria e entusiasmo das crianças durante os dez dias da actividade são um motivo forte, mas mais forte ainda é o crescimento espiritual e o sentimento de pertença a um Deus maravilhoso, que crianças e adultos sentem ao longo desta actividade.
 Em 2013, aquando da 5ª edição da ECF na Oficina de Talentos, contámos com 39 participantes e vários voluntários que junto da equipa da OT e da Pastora Sandra Ferreira desenvolveram vários ateliers: actividades bíblicas, culinária, jogos, música, artes, mímica e curiosidades do corpo humano.
Este ano já notamos o interesse de crianças e pais por esta actividade, no entanto, pela primeira vez, não iremos poder realizá-la. Pela graça do Bom Deus a Oficina de Talentos está a crescer e por isso durante os próximos meses a quase totalidade do nosso espaço encontrar-se-á em obras, o que impossibilita realizar uma actividade desta envergadura. Foi direcção de Deus crescermos e oferecer novas valências. Assim, é nosso propósito poder contar com berçário, creche, jardim-de-infância e 1º e 2º ciclos no próximo ano lectivo.
Deus tem grandes coisas guardadas para os seus queridos filhos se estes as pedirem e estiverem dispostos a receber. A pausa da ECF neste ano só nos dará mais animo e força para em 2015 podermos oferecer um programa inovador para ainda mais crianças e jovens!
 
Vanessa Trindade
Copyright © 2013 Departamento de Educação da UPASD, All rights reserved.
União Portuguesa dos Adventistas do Sétimo Dia
Rua Acácio Paiva nº35
1700-004 Lisboa