Copy
Newsletter com a informação oficial da Rede Escolar Adventista em Portugal.
View this email in your browser

O regresso às aulas

nas Escolas Adventistas

O primeiro período do novo ano letivo está a terminar e  gostariamos de partilhar animadoras notícias e informações das Escolas Adventistas em Portugal.
Depois de uma pausa de cinco meses, o Departamento de Educação da UPASD e as Escolas Adventistas em Portugal, relançam o projeto da Newsletter que tem por finalidade despertar na comunidade adventista o desejo de conhecer, acreditar e envolver-se com a Educação Adventista e com o seu sistema escolar. 

Envolva-se neste projeto educativo, lendo e reencaminhando esta Newsletter.
Ore ainda pelo trabalho diário desenvolvido nestes importantes centros evangelísticos da Igreja nacional.

Tiago Alves
Diretor do Departamento de Educação da UPASD


Externato Adventista do Funchal, uma Escola Especial!
 
Mais um ano começou e é grande a alegria dos nossos alunos. Juntos continuamos a construir aprendizagens e relacionamentos para o futuro. A cada dia temos oportunidade de contribuir para a aprendizagem e crescimento de 72 pequenos aprendizes, 19 do Pré-Escolar e 53 do 1.º Ciclo, que invadem a nossa escola de alegria e agitação.
O início do ano letivo é um momento muito desejado, tanto pelos alunos como pelos adultos que com eles irão trabalhar. Rever aquelas carinhas das quais já temos tantas saudades, a ansiedade de conhecer as carinhas novas e a vontade de fazer mudanças nas suas vidas…
Muitas ideias vão surgindo dando origem a projetos pensados e elaborados, com o intuito de proporcionar novos desafios e permitir o crescimento dos nossos alunos.
Em anos anteriores, era prática comum, as professoras oferecerem uma Bíblia aos seus alunos. No entanto, este ano a escola teve oportunidade de preparar algo especial. Com muito carinho, providenciamos uma Bíblia para cada aluno, com uma capa personalizada, usando as cores da farda. Foi com muita satisfação que vimos a alegria dos nossos alunos a receber este tão precioso presente!
O projeto “Escola +” acompanha-nos há alguns anos. É constituído por atividades de enriquecimento curricular que os alunos podem frequentar se assim o desejarem. É com grande satisfação que podemos afirmar que a grande maioria dos alunos frequenta este projeto. Este ano os alunos podem usufruir das seguintes atividades: estudo acompanhado, patinagem, clube da Bíblia, clube da matemática, clube dos trabalhos manuais, espanhol, informática e aprendizagem de um instrumento musical.
Continuamos a ser uma Eco-Escola e recebemos, com muita satisfação, mais um galardão. Toda a comunidade escolar está grandemente envolvida em permitir a continuidade e sucesso deste projeto. Contamos com a colaboração de estabelecimentos comerciais, que circundam a escola, na recolha de tampas, rolhas, pilhas, radiografias e tinteiros. Continuamos a ser parceiros da APD (Associação Portuguesa de deficientes). Trimestralmente reúne o Conselho Eco-Escolas, contando com a presença de um elemento da PSP e um representante da autarquia, que muito nos têm apoiado nesta missão de contribuir para um planeta mais saudável.
Um dos nossos objetivos é incentivar os convívios intergeracionais. Neste sentido, no dia do Idoso pudemos contar com a presença de alguns idosos do LAPI Funchal. Estiveram alguns momentos dentro das salas de aula a partilhar experiências com os nossos alunos. Foram realizados alguns jogos e saboreado um delicioso lanche. Por considerarmos importantes estes convívios, contamos ainda realizar outras iniciativas envolvendo os idosos do LAPI.
É com muito orgulho que nos consideramos uma escola inclusiva e, neste sentido, comemorámos o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência no dia 3 de dezembro. Neste dia, em especial. proporcionámos aos alunos atividades de sensibilização para a aceitação da diferença. Foi realizado um jogo de boccia com a participação de utentes da APD, em que os alunos se puderam consciencializar das dificuldades motoras dos nossos visitantes. Foi um momento enriquecedor!
À semelhança do que aconteceu no ano passado, nos dias 16 e 17 de outubro, mobilizámos alunos, encarregados de educação e funcionários numa recolha de géneros (alimentos, roupas e brinquedos) para serem entregues à ADRA. Com alguns destes alimentos e com outras ofertas que teremos, a nível de produtos de higiene e limpeza, estamos nesta fase a elaborar cabazes de Natal para oferecer às famílias de alunos mais carenciadas.
Dois dos grandes desafios para este ano letivo são a participação da comunidade escolar na Campanha da ADRA e na recolha de alimentos realizada pelo Banco Alimentar. Temos como objetivo que os alunos percebam o funcionamento destas instituições, fazendo, nomeadamente, uma visita às instalações do Banco Alimentar, onde poderão perceber a dinâmica da receção, separação e armazenamento dos produtos alimentares. Com estas iniciativas desejamos fortalecer a parceria que temos com a ADRA e com o Banco Alimentar, bem como, criar nos nossos alunos o sentido de responsabilização social.
Desejamos que Deus nos abençoe grandemente em todos os projetos que pretendemos implementar. Oramos a cada dia para que Deus oriente os nossos alunos, para que se tornem conscientes e participativos na “construção do eu e do outro”.
 
Daniela Moreira, Diretora Pedagógica
Ana Magalhães, Professora
Creche e Jardim de Infância
Arco-Íris - Setúbal


Que bom estar de novo com os nossos amigos e amigas! Mais um ano cheio de aventuras e descobertas... com os adultos, novos colegas e com Jesus!
O distrito de Setúbal enfrenta uma situação económica difícil de onde emergem fenómenos sociais graves, associados a uma baixa taxa de natalidade. Muitas famílias têm sido atingidas pelo flagelo do desemprego, com menos recursos disponíveis para pagar as creches e jardins-de-infância e com mais tempo disponível para cuidar dos filhos. Em paralelo, houve um grande investimento na recuperação do parque escolar existente no Concelho e a construção de três novos equipamentos, quando os existentes já davam a resposta suficiente.
Conscientes de tudo isto e comparando o nº de crianças finalistas que transitaram para o 1º ciclo, com as novas matrículas, instalou-se algum receio para este ano letivo. Apesar de um pouco pessimistas, fomos positivamente surpreendidas. Tal como o jornalista George Will diz: «O lado bom de ser pessimista é que, constantemente, ou se está certo, ou se fica agradavelmente surpreendido.»
Neste momento CONSTRUIR o EU, o OUTRO e o MUNDO, acontece diariamente com 73 crianças no nosso Estabelecimento, com capacidade para receber 91.
Ser uma Instituição Educacional Cristã para a Infância, que prima pela excelência dos seus serviços, princípios e valores é a nossa visão.
Quase no final do 1º trimestre, a ansiedade, o medo e as expectativas normais do período de integração/adaptação, deram lugar às alegrias, à segurança, à interação e à descoberta.
O Arco-Íris pretende ser visto como um espaço de iniciação às práticas de cooperação e de solidariedade, onde as crianças e adultos criam condições que proporcionem uma aprendizagem que tenha um significado social, numa interação constante com a comunidade. A constituição dos grupos integra as várias idades, para que a heterogeneidade garanta o respeito pelas diferenças individuais na inter ajuda e colaboração.
Falar de projetos futuros não é tarefa fácil, quando acreditamos que a criança é um sujeito do processo educativo, em que se requer a sua participação ativa nas tomadas de decisão, na gestão do currículo, na participação da planificação, etc. Planificar a longo prazo não é fácil nestas faixas etárias.
O livro tem sido o instrumento base do CONSTRUIR, permitindo-nos trilhar os caminhos da aprendizagem, 
articulando as áreas da Formação Pessoal e Social, da Expressão e da Comunicação e a do Conhecimento do Mundo, a partir de uma perspetiva bíblico-cristã.
Continuamos a abraçar o projeto Eco Escolas pelo 8º ano consecutivo, com o intuito de melhorar o nosso desempenho ambiental e sensibilizar a comunidade. Através do livro «Não Faças Isso Rita Salpico“, iniciámos o Projeto Conchinha, um gatinho que foi maltratado, que dá nome ao projeto e que com a nossa ajuda permitirá melhorar vidas de animais abandonados, maltratados e resgatados do Canil de abate. A Comunidade educativa tem estado muito envolvida, tendo sido já entregues vários quilos de ração.
Ao longo de todo o mês de novembro juntámo-nos às cerca de 140 000 crianças que no país apoiaram a I.P.S.S. Mundos de Vida, desenvolvendo várias atividades, que culminaram no dia Nacional do Pijama, um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que "uma criança tem direito a crescer numa família". O livro «O segredo dos Sabonetes», guiou-nos nesta aventura onde a componente solidária ajudou a transformar momentos divertidos em momentos educativos e em que o resultado da partilha, rendeu a quantia de 539.37 € que vão permitir fazer a diferença e dar a mais crianças a possibilidade de crescerem num meio familiar mais terno e seguro.
Foi nesta altura que criámos o nosso perfil no facebook, onde iniciámos a partilha de informações.
«Simão e a Noite de Natal» é o livro que ao longo do mês de dezembro, nos permitirá negociar atividades e projetos a desenvolver em torno dos conteúdos programáticos definidos. Até ao dia de Natal, partilharemos com uma família da nossa comunidade educativa, que atravessa um período economicamente desfavorável, a nossa «despensa cheia».
«Pais Brilhantes, professores Fascinantes» é o livro que está nas mãos dos adultos deste estabelecimento, para uma leitura aprofundada, mastigada e que pretende ser bem digerida. É alvo de partilha mensal em grupo e será brevemente alargado aos familiares das nossas crianças, para que possamos cada vez mais traçar as mesmas metas de forma simultânea para que o desenvolvimento das nossas crianças possa ser maximizado.
Em janeiro iremos … ainda não sabemos, porque é só para o ano!
 
Paula Girão, Diretora Pedagógica

Colégio Adventista de Setúbal

O nosso Colégio continua a celebrar o seu trigésimo aniversário, são 30 anos a “Educar para a Eternidade”, a “Construir o Eu, o Outro e o Mundo”. Como parte do programa das comemorações, realizou-se, no passado dia 15 de Setembro, na Igreja de Setúbal, um colóquio alusivo à Educação. A apresentação dos temas esteve a cargo da Dra. Isabel Lacerda que nos falou sobre “Os Afetos na Infância e o Equilíbrio entre os Afetos e a Disciplina” e do Pastor Eduardo Teixeira, que nos guiou através do tema “A Educação Cristã na Sociedade atual e a Importância do Acompanhamento dos Pais no dia-a-dia da Criança”. Este colóquio tinha como público-alvo, os pais dos alunos da Creche e Jardim de Infância Arco Iris, do Colégio Adventista de Setúbal (CAS) e a comunidade da Igreja Adventista de Setúbal. Foi um momento esclarecedor, de partilha e de enriquecimento para todos nós, quer como pais, quer como profissionais ou encarregados de educação, ou apenas membros e amigos da comunidade adventista.
Temos também motivos de alegria e de gratidão a Deus por mais um ano letivo que iniciámos nas nossas escolas em Setúbal. Apesar dos tempos difíceis, em que vivemos atualmente, o número de alunos no CAS, no presente ano letivo, suplantou o do ano anterior. Podemos dizer que foi um ano abençoado, com 12 novas crianças, perfazendo um total de 30 alunos.
Com a colaboração da Igreja local, pelo segundo ano consecutivo foram oferecidas Bíblias aos novos alunos. Essas Bíblias foram recebidas com muito entusiasmo pelas crianças pois a maior parte delas nunca tinha segurado nas suas mãozinhas ou folheado uma Bíblia.
Nas aulas de Bíblia estamos a seguir os estudos bíblicos do Amiguinho. Neste momento estamos focados na vida de Jesus e na amizade que Ele quer estabelecer com cada um de nós e semanalmente elaboramos um plano de oração por cada criança e pela sua família.
Nas meditações matinais temos evidenciado com maior interesse o Eu nas escolhas pessoais que cada um faz diariamente. Muitas crianças têm manifestado o desejo de realizar um plano para que os seus familiares abandonem alguns vícios e fazem disso um motivo de oração diária. Através de meditações sobre a natureza temos sensibilizado os nossos alunos para a responsabilidade e dever cívico para com o Outro e para com o Mundo.
Este ano letivo, abraçámos o projeto Eco Escolas. Enquadrado neste programa participámos num desafio que nos foi feito pelo município de Setúbal e enfeitámos uma árvore de uma rua da cidade, especificamente na artéria principal – avenida Luísa Todi - usámos enfeites de Natal recicláveis e assim deixámos a nossa marca na cidade e tanta alegria nos corações das nossas crianças que se sentiram úteis e criativas. Localmente também criámos e enfeitámos uma árvore de Natal amiga do ambiente.
Sempre focados no dever cívico e na solidariedade convidámos os nossos alunos a darem alguns dos seus bens ao próximo carenciado. Cada aluno trará, pelo menos, um brinquedo a fim de os entregar na Junta de Freguesia que os canalizará para famílias necessitadas.
Podemos, sem sombra de dúvida, dizer que “até aqui nos ajudou o Senhor”. Continuaremos a confiar em Deus e a colocar nas suas mãos as nossas impossibilidades e os nossos fracos talentos para que faça de nós veículos que possibilitem os nossos alunos matricularem-se no céu.


Leonilde Dias, Antiga Diretora Pedagógica e membro da Comissão das Comemorações dos 30 anos
Ângela Espírito Santo, Administradora

Colégio Adventista de
Oliveira do Douro


Acompanhe as atividades, projetos e desafios do CAOD através do seu facebook.
Conheça e envolva-se com o CAOD que comemorará, em 2014, os seus 40 anos de existência.
Partilhe a notícia da reabertura do Internato.

 

https://www.facebook.com/colegio.douro


Regresso às Aulas na Oficina de Talentos
 
“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” Escreveu Leonardo da Vinci.
Esta frase, se aplicada ao Ensino Individual e à equipa educativa da Oficina de Talentos (OT), pode significar que aprender e ensinar são tarefas complementares e infatigáveis. Na OT, o medo do insucesso é vencido pelo poder do Espírito Santo de Deus. O arrependimento do que  menos bem foi conseguido no ano anterior é o ponto de partida para uma avaliação com base num estudo mais aprofundado dos métodos divinos para a educação adventista.
O regresso às aulas 2013/14 foi precedido por um programa especial de louvor e ação de graças realizado pelas 35 crianças do 1º Ciclo e da Educação Pré-escolar, no salão multiusos da Igreja Central de Lisboa. A alegria e gratidão de crianças, pais, familiares e educadores foram o mote. A concretização do grande ideal educativo parecia mais real. A certeza de que as diretrizes divinas para a educação tinham sido seguidas era confirmada pelo êxito nos exames finais dos alunos do 4º ano. Tudo parecia tão completo e edificante. Mas... passadas algumas semanas, o sentimento de alegria deu lugar ao sentimento de impotência. A situação era inquietante. Dos 35 alunos do ano anterior, só nos restavam 24. Onze tiveram de sair. Uns para o 5º ano de escolaridade noutras escolas, outros por terem de se ausentar para países estrangeiros e outros ainda por motivos de ordem financeira. Só um milagre poderia resolver a situação.
Recorrer ao Deus dos impossíveis humanos era a única saída para a crise de alunos e de recursos financeiros. Um grupo de pais e toda a equipa educativa da OT acreditaram na solução que só Deus teria para um tal momento de crise, e intensificaram a oração de intercessão e de súplica. E um primeiro milagre aconteceu. Antes do fim do 1º trimestre, contávamos já com 34 crianças, só menos uma do que tínhamos no ano passado. Deus seja louvado!
Como declara o pastor Frazee:
“ A única ocasião em que os milagres acontecem é quando alguém envolvido nalguma coisa para Deus está 'afundado´, a menos que o milagre aconteça … Quando há alguma coisa para lá do que podemos fazer, Deus entra e faz isso por nós.”  (in Milagres Acontecem Todos os Dias, pg. 27).
 Além da bênção do aumento do número de alunos, também aumentou o número de colaboradoes com a permissão da UPASD. Assim, pela primeira vez, a OT tem a ajuda espiritual de um consagrado capelão, o Pr. Daniel Vicente, e a colaboração voluntária da ir. Martha Esteves, com formação teológica e em enfermagem, que tomou a seu cargo as aulas de Bíblia (adotando os recentes Manuais do Departamento de Educação), a Educação para a Saúde (Saúde +) e as aulas de Inglês. É justo também lembrar a  continuação da colaboração voluntária da ir. Ana Vicente nos fechos diários da OT, entre as 16h00 e as 19h00, excepto às 6ªs. feiras.
O Ensino individual é, por natureza, de sustento próprio. Assim sendo, todas as despesas são da responsabilidade da Oficina de Talentos.
Pela graça de Deus, este ano, aumentou o número de Amigos da OT que se disponibilizaram para ajudar com as suas ofertas.
No âmbito do Dia dos Direitos Internaionais da Criança – 20 de novembro – os  nove meninos da Pré-escolar viveram um dia diferente. De pijamas vestidos, aderiram ao Dia Nacional do Pijama, para lembrar “ que todas as crianças têm direito a crescer numa família”.
Foi deste modo divertido, educativo e solidário que aprenderam o sentido da amizade e da  partilha. No final do dia, graças à preciosa ajuda das famílias, conseguiram juntar um donativo no valor de 48 euros que contribuirá para desenvolver o projeto “Procuram-se Abraços” que tem vindo a sensibilizar, encontrar, apoiar e acompanhar novas famílias de acolhimento, para mudar a realidade das crianças em risco no noso país. O pouco que conseguiram angariar pode fazer muito com a bênção de Deus.
Resta-nos partilhar os dois grandes projetos para o futuro: (1) a inclusão das valências de Berçário e Creche na Oficina de Talentos.  Neste momento, encontramo-nos em fase de pré-inscrições para o próximo ano e já temos sete para a sala dos 2 anos, sendo o número de alunos limitado pela lotação de cada sala.
(2) Responder aos pedidos dos pais que desejam que os seus filhos que estão agora no 4º ano continuem a sua escolaridade no Sistema de Ensino Individual da Educação Adventista, ou seja, no 2º ciclo. Pretendemos também dar resposta a outros pais que tenham o mesmo interesse, sendo necessário para o efeito uma pré-inscrição.
Bem-hajam todos os que, desde 2008, direta ou indiretamente têm colaborado neste Projeto de Fé que é a Oficina de Talentos.
Os verdadeiros milagres só Deus os pode fazer. Até aqui, o Senhor nos tem ajudado. Por isso, “Nada temos a temer, a menos que esqueçamos a maneira como Deus tem conduzido o Seu povo no passado”. Em Seu  santo nome e sobre os alicerces por Ele estabelecidos: AMOR, CONFIANÇA e OBEDIÊNCIA continuaremos a construir o EU, o OUTRO e o MUNDO para a Eternidade!
MARANATA
O Senhor Vem!!!
 
Natividade Quintino, Coordenadora da OT
http://www.adventistas.org.pt/recursos/educacao

A educação no lar, a primeira das escolas, é determinante para a formação de um carácter divino. A pensar na necessidade de ferramentas que auxiliem pais e educadores nesta importante tarefa, o departamento de educação desenvolveu os Manuais de Bíblia ou de Educação Moral e Religiosa Adventista em português. Estes manuais estão disponíveis para serem explorados no Lar, na Igreja e nas Escolas Adventistas.
Para mais informações ou para aquisição de material, contacte o departamento de educação da UPASD para o email educacao@adventistas.org.pt.
Que boa oportunidade para oferecer aos mais pequenos, às famílias, Igrejas e Escolas, momentos de aprendizagem, de partilha e de compromisso! Não hesite, conheça este projeto! Aceite o desafio, envolva-se e experimente!
Copyright © 2013 Departamento de Educação da UPASD, All rights reserved.
União Portuguesa dos Adventistas do Sétimo Dia
Rua Acácio Paiva nº35
1700-004 Lisboa