Copy
Newsletter com a informação oficial da Rede Escolar Adventista em Portugal.
View this email in your browser

Eu e os Animais...
Projetos e Testemunhos das Escolas Adventistas

A filosofia educacional adventista defende uma educação holística do indivíduo que não pode acontecer unicamente na sala de aula e não pode estar centrada somente no conhecimento teórico. As atividades práticas, as saídas ao exterior, o contacto com a natureza criada por Deus são, por isso, imprescindíveis. Vivências e aprendizagens na natureza promovem o desenvolvimento espiritual, suscitam a curiosidade e a criatividade, facilitam a atenção, reduzem o stress e conduzem a uma melhor aprendizagem. Por todas estas razões, as nossas crianças e jovens devem, sempre que possível, usufruir deste contacto com a criação divina. Na Newsletter deste mês, descubra o que as Escolas Adventistas proporcionam aos seus alunos, a ligação existente com a natureza, em especial com os animais. Reflita na importância de uma educação ligada à natureza, uma das mais marcantes e eficazes estratégias de aferir e entender o carácter de Deus, o seu amor e desejo de felicidade para o ser humano. Boas leituras!


Tiago Alves
Diretor do Departamento de Educação da UPASD

Celebração do
“Dia Mundial do Animal”

Colégio de Talentos
 

Certo dia encheu-se a terra de animais, grande e pequenos, altos e baixos, do céu e do mar, da terra e de debaixo da terra… todos especiais, mas com características diferentes e funções específicas.

Cada um desses animais ajudam-nos a vários níveis (ambiental, emocional e até físico), e devemos-lhes respeito e cuidado; pelo que, logo desde a criação, Deus deu a motivação e a sensibilidade ao Homem para que tratasse e acarinhasse todos os animais! Esta recomendação tem perdurado através dos séculos e o seu reconhecimento fez com que, a nível internacional se convencionasse celebrar, a 4 de Outubro – de forma particular –, o “Dia Mundial do Animal”.

Todos os meninos e meninas do Colégio de Talentos, em sinal de obediência e gratidão a Deus, são ensinados a respeitar a Natureza, o seu próximo e todos os animais. Pelo que, com alegria, embarcaram na aventura de fazer do dia 5 de Outubro um dia diferente, dedicado aos amigos do reino animal.

Aproveitando a feliz coincidência de existir uma loja de animais em frente ao colégio, os mais pequenitos (da sala dos Sorrisos e da sala dos Exploradores) atravessaram a rua e foram, logo pela manhãzinha, até à loja “O Crocodilo” a fim de observar, interagir e aprender um pouco mais sobre estes amigos. Tiveram o privilégio de conviver com cães bebés, fazendo-lhes festinhas, pegando-lhes ao colo e brincando com eles. Foi uma alegria enorme! Depois, tiveram ainda a oportunidade de ver alguns pássaros, apreciando as suas cores e ouvindo os seus cantares. Assim se passou uma manhã diferente e divertida!

Mas o dia não acabou por aí… Da parte da tarde, o Colégio de Talentos recebeu o amigo Diogo Moura Ferreira – fundador da “Dogs and Coffee” – que, na qualidade de treinador de cães, partilhou com todos os alunos e alunas algumas curiosidades e informações preciosas para quem gosta, tem e cuida dos amigos peludos de quatro patas. Passaram-se momentos muito divertidos na interação com 4 cães de raça diferentes muito meiguinhos, obedientes e brincalhões.

Depois de um dia tão cheio de alegrias, os Professores e as Educadoras sentiram que havia muito a expressar, pelo que seguiu uma variada produção de ilustrações e de trabalhos manuais – que, no caso da Sala dos Sorrisos, serviu de inspiração para os trabalhos diários de toda uma semana. 

Estamos felizes porque a celebração do “Dia Mundial do Animal” permitiu que todos os membros do Colégio de Talentos (desde os alunos até aos diferentes funcionários) pudessem relembrar a importância dos animais na vida das pessoas.

Equipa da Oficina de Talentos

Peixinhos e ovelhas…
que privilégio!


Colégio Adventista
de Oliveira do Douro

Comemoramos este mês o dia mundial do animal. Aqui no CAOD temos um lago com peixinhos e os alunos do pré- escolar são os responsáveis pela sua alimentação. Os animais fazem parte do nosso dia-a-dia e é importante reconhecer que são seres vivos, logo necessitam de respeito e proteção. Aqui no CAOD queremos que os nossos alunos sejam ensinados a preservar a natureza e a refletir sobre o risco de extinção dos animais.

Para os ajudar nesta tarefa, temos o cuidado de reciclar os materiais na sala, colocando-os nos respectivos ecopontos, ajudando-os assim a não poluir o ambiente.


Eles sabem que foi Deus que criou todas as coisas e, se Deus nos deu os animais e as plantas, teremos que cuidar muito bem deles. 

E disse Deus: “Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie, gado e répteis e feras da terra conforme a sua espécie, e assim foi.” Gen. 1:24

Penso que somos um grupo privilegiado. Além do lago dos peixes, temos um vizinho que possui, no seu campo, galinhas e ovelhas e, sempre que podemos, lá vamos nós fazer um passeio pelos jardins do CAOD. Fazemos ver nas histórias bíblicas, um momento muito apreciado por todos, que somos como ovelhas e que Jesus é o nosso pastor. “Então nós teu povo, as ovelhas das tuas pastagens, para sempre te louvaremos, de geração em geração cantaremos os teus louvores.” Salmos 79:13

Devemos proteger os animais e a natureza, pois temos consciência de que tudo a Deus pertence e nós só estamos a cuidar dessas coisas até Ele voltar. “Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem.” Salmos 24:1
 

Educadora Eva Cristina Simões


A importância de um animal de estimação na família
Colégio Adventista de Setúbal

Os animais domésticos são grandes companheiros e fazem bem a todos, tanto adultos como crianças. Em relação aos adultos, os animais são por vezes a única companhia que possuem, preenchendo o vazio deixado pela solidão. Para as crianças, para além de companheiros leais, também ajudam a criança a aprender as coisas do dia-a-dia, tais como nascer, crescer, ficar doente, etc., aumenta o sentido de responsabilidade, pois sabem que o seu animal de estimação necessita dos seus cuidados, ajuda a diminuir o medo, ansiedade e aumenta a auto-estima, bem como a concentração na escola.

 O convívio com os animais desde tenra idade faz bem à saúde, proporcionando o aparecimento de anticorpos, e assim evitando futuras alergias. Existem estudos que demonstram que o contato com os animais aumenta a produção de endorfina (hormona que causa prazer e sensação de bem estar). Além disso diminui a pressão sanguínea, níveis de colesterol e o stress. Tudo isto são boas razões para termos um animal de estimação no nosso lar.

Nós temos um gatinho (o Pantera), um Hamster (a Deisy) e um aquário com alguns peixes. Para nós todos eles são muito importantes, mas vamos ser sinceros, o Pantera é aquele que tem mais destaque no seio da família. Ele é muito importante para todos nós. A forma como reponde ao nosso chamar, como interage com cada membro da família, é super asseado, brincalhão e muito amigável com todas as pessoas. 

Tornou o nosso lar mais rico e feliz!!!

Se quiserem enriquecer o vosso lar de felicidade, amizade e entreajuda, adotem um animal de estimação!

 

Filipa, Rui, Miguel e Pedro Martins

Eu e os Animais...
Externato Adventista do Funchal

 

Este mês, na sala das Estrelinhas do Pré-Escolar, do Externato Adventista do Funchal, falou-se acerca dos animais, dos seus habitats, os cuidados a ter bem como as preferências das crianças.

Esta abordagem surgiu no âmbito da comemoração do dia mundial do animal, celebrado a 4 de outubro, e pelo qual procurámos estabelecer a ligação com o corpo humano, temática desenvolvida anteriormente. Esta ponte entre temáticas desenvolveu-se com a narração da história “O meu coração é como um zoo”, onde os animais eram representados partindo da forma de um coração e identificados pelos seus sentimentos, representativos das mutações emotivas que nós sentimos. Assim sendo, a cada criança, foi dado um coração e seguindo o exemplo da história, todos tinham que desenhar o seu animal favorito e justificando a sua escolha para respetivo registo pela equipa da sala, com destaque para os cuidados a ter para com o animal retratado. 

Para complementar esta atividade, foi realizada uma visita de estudo ao Museu de História Natural do Funchal, onde o grupo pode visualizar algumas espécies de aves, peixes e insetos. No final da visita, as crianças puderam também visitar o aquário do museu, sendo esta a parte que mais gostaram.

Estes foram os seus relatos acerca da visita de estudo:

“Foi fixe! Tinha muitos peixinhos e gostei muito do peixe balão!”
(Santiago, 5 anos);


“Eu vi peixes no fundo. Gostei de ver o tubarão.”
(Nicole, 5 anos);


“Eu gostei da porta mágica e de ver o peixe-porco.” (Lourenço, 5 anos);

“Gostei de ver a porta mágica e também do polvo, porque tinha muitas pernas.”
(Guilherme, 5 anos);


“Os ossos do tubarão eram fixes! Gostei também da baleia e da estrela-do-mar porque eram lindos.”
(Isabel, 5 anos);


“Gostei de ver os peixes, os golfinhos e as tartarugas, porque eles nadam.”
(Mónica, 4 anos);


“Eu gostei de ver o peixe-porco, porque ele faz oinc, oinc.” (Pedro, 4 anos);

“Eu gostei de ver os peixinhos a nadar.”
(Matias, 3 anos);


“A moreia era muito grande e come peixes. Ela gosta de ficar nas rochas.”
(Simão, 4 anos);


“Gostei da mamã peixe-lua e do filho que é pequenino.” (Vicente, 5 anos);

“Eu gostei de ver os peixes a nadar, foi fixe!”
(Henrique, 3 anos).

Educadora Clésia Teixeira

Atreve-te a visitar ou a revisitar as Escolas Adventistas em Portugal!
Partilha esta reportagem do programa Caminhos da RTP2 do dia 25 de outubro.
Atreve-te a conhecer, a acreditar e a envolver-te...

Copyright © 2013 Departamento de Educação da UPASD, All rights reserved.
União Portuguesa dos Adventistas do Sétimo Dia
Rua Acácio Paiva nº35
1700-004 Lisboa