Copy
View this email in your browser

Assembleia em Defesa da Universidade Pública


A luta em defesa das Universidades públicas, gratuitas e de qualidade não pode parar! 


A Diretoria da ADUFC-Sindicato convoca para a Assembleia em Defesa da Universidade Pública com docentes, técnicos-administrativos e estudantes das Universidades Federais do Ceará. No Bosque da Letras, no Centro de Humanidades I, a assembleia acontece amanhã, dia 8 de agosto, e tem início a partir das 15h.

As pautas da assembleia, explicitadas na convocatória enviada na última segunda-feira, 5, são o debate e a deliberação sobre o programa Future-se, apresentado pelo Ministério da Educação (MEC) e que põe em risco a autonomia dos Institutos Federais de Educação Superior (IFES) e da garantia de educação pública e gratuita, e a adesão à Greve Geral em Defesa da Educação Pública e da Previdência Social, marcada de forma unificada nacionalmente para o dia 13 de agosto.

Greve Geral em Defesa da Educação Pública e Previdência Social


A Reforma da Previdência de Bolsonaro-Maia foi aprovada no último dia 12 de julho. O Future-se foi apresentado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 17 do mesmo mês. De formas distintas, ambas as propostas representam um ataque à população do país e apresentam aberturas de sucateamento de direitos imprescindíveis para a sociedade. A Reforma dificulta o acesso digno dos trabalhadores e das trabalhadoras à aposentadoria. O Future-se fere a autonomia das Ifes e abre a possibilidade de privatização das universidades e o seu desmonte por uma lógica de mercado que não pensa num ensino público que seja gratuito e de qualidade.

É com o sentimento de combate a esses retrocessos que prejudicam a educação pública e a população brasileira menos privilegiada que convocamos para a Greve Geral em Defesa da Educação Pública e da Previdência Social, marcada para o dia 13 de agosto, próxima terça-feira.

O ato está sendo coordenado pela ADUFC, Une, Ubes, Sintufce, Apeoc, Sindiute, Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo, somando-se a Marcha da Educação convocada nacionalmente. Com concentração na Praça da Gentilândia às 8h, o percurso iniciará com parada na Reitoria da UFC, de onde seguirá para o INSS no Centro e terminará na Praça do Ferreira.

Dica Cultural
“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."

Reconhecido como um dos maiores pensadores da pedagogia mundial e Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire já foi traduzido para mais de 20 idiomas e homenageado com 29 títulos de doutor honoris causa pelo mundo. O pedagogo brasileiro é um dos maiores influenciadores da pedagogia crítica e a sua formulação de um método de aprendizado que coloca questões do cotidiano para os ensinamentos e mostrando que o aprendido pode ser praticado e pensado socialmente tem importância imensurável para uma educação de qualidade e inclusiva.

A trajetória e a obra de Paulo Freire inspiram o espetáculo "Paulo Freire, o Andarilho da Utopia", dica cultural do Boletim desta semana. Com exibição em sessão única no Teatro São Luiz no sábado, 9 de agosto, às 19h, a peça recria a história de vida e os causos mais notáveis do pensador brasileiro. Propondo uma reflexão sobre a sociedade, a educação e o planeta em constante mudança, o espetáculo é construído numa mescla de elementos da linguagem teatral clássica, do teatro de palhaços e do teatro de rua. Ao fim da exibição, há uma roda de conversa com o público com o ator e o diretor da peça.






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
ADUFC Sindicato · Avenida da Universidade, 2346 · Fortaleza, Ce 60010-000 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp