Copy
I N    E U R O P A
E-newsletter n.º 26 | JUN'15
WORKSHOP DE HORTAS VERTICAIS
No dia 17 de junho realizou-se o workshop de Hortas Verticais no Parque Urbano de Paços de Ferreira, com a apresentação de dois projetos por alunos da Escola Profissional Vértice e com a participação da Escola Profissional de Agricultura de Marco de Canaveses e apoio da CM de Paços de Ferreira.

Depois de um momento mais teórico em sala, os participantes aprenderam, ao ar livre, a construir uma horta vertical. Para o efeito, foram reutilizados diversos materiais, nomeadamente garrafas e garrafões de plástico e paletes de madeira, promovendo, assim, a reciclagem e reutilização de produtos.

A Comissão Europeia lançou uma aplicação para dispositivos móveis que informa os seus utilizadores dos seus direitos, enquanto passageiros.
 
A aplicação móvel abrange tanto os transportes aéreos e ferroviários e prevê-se que seja alargada também aos transportes em autocarro e por via navegável.
 
Agora, os passageiros retidos nos aeroportos ou à espera de bagagem perdida podem, gratuita e imediatamente, consultar os seus direitos, no próprio local.

Saiba mais aqui!

445 MILHÕES DE EUROS
PARA A CIÊNCIA
A União Europeia concedeu novas bolsas do Conselho Europeu de Investigação a 190 investigadores estabelecidos na Europa.
As bolsas, no valor de até 2.5 milhões de euros cada uma, vão permitir a investigadores de 23 nacionalidades diferentes prosseguir a sua pesquisa em áreas diversas de conhecimento – que vão desde tratamentos pioneiros de terapia genética para arritmias cardíacas até à investigação da biodiversidade em florestas tropicais e temperadas.
 Entre estes 190 bolseiros encontram-se Zachary Mainen, da Fundação Champalimaud, que vê assim apoiado um projeto na área da neurologia assim como João Mano, da Universidade do Minho que beneficia deste apoio para um projeto de bioengenharia e medicina regenerativa.
Saiba mais aqui!

UMA APOSTA NOS EMPRESÁRIOS SOCIAIS E MICROEMPRESÁRIOS

Para promover o crescimento e o emprego na Europa, as empresas sociais e as microempresas terão brevemente acesso a mais de 500 milhões de euros de financiamento. Este é o resultado de um novo acordo de mandato assinado entre a Comissão e o Fundo Europeu de Investimento.

O apoio estará disponível ao abrigo do Programa para o Emprego e a Inovação Social, que prevê uma garantia de 96 milhões de euros para o período de 2014-2020, que deverá mobilizar mais de 500 milhões de euros sob a forma de empréstimos.

O programa visa as pessoas que querem criar ou continuar a desenvolver as suas empresas sociais e microempresas, em particular pessoas que têm dificuldades em aceder ao mercado de trabalho ou ao financiamento.

Saiba mais aqui!

Teste os seus conhecimentos
sobre a União Europeia!

 

EUROPE DIRECT DO TÂMEGA E SOUSA

Av. Dr. Nicolau Carneiro, 196
4590-512 Paços de Ferreira
T. 255 147 314 | 916 096 155
www.europedirect-tamegaesousa.pt

CONVITE ÀS ESCOLAS
DO TÂMEGA E SOUSA
 "10.ª TROCA EUROPEIA DE DECORAÇÕES DE NATAL"
O Europe Direct do Tâmega e Sousa, através do centro homólogo de Llangollen, País de Gales, convida todos os estabelecimentos do ensino pré-escolar e básico da região do Tâmega e Sousa a participar na "10.ª Troca Europeia de Decorações de Natal".
Este projeto é uma ótima oportunidade para as crianças da nossa região interagirem com alunos de outras escolar europeias e de partilharem entre si a cultura e a tradição desta época festiva.
No ano passado participaram nesta atividade cerca de 275 estabelecimentos de ensino europeus, representados por 55 Centros de Informação Europe Direct, ou seja, envolvendo 55 regiões europeias de 19 países. Um desses centros foi o Centro Europe Direct do Tâmega e Sousa, que envolveu 4 escolas da nossa região.
 INSCRIÇÕES ATÉ 15 DE SETEMBRO!
Para mais informações, contacte-nos através do email: europedirect@profisousa.pt!
PRAIA SEGURA
Sabe que graças à Associação Bandeira Azul da Europa pode ter mais confiança nas praias que frequenta?
Esta associação motiva o cumprimento de um conjunto de critérios de gestão ambiental, educação ambiental, informação, qualidade da água balnear, serviços e segurança dos utentes, contando com o apoio técnico da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), entre outras entidades públicas e privadas com responsabilidades na gestão das praias, marinas e portos de recreio.
Verificados os requisitos, é atribuído, anualmente, o galardão ambiental: a Bandeira Azul, que identifica cada um dos locais.
Para saber mais, o programa Bandeira Azul disponibiliza uma aplicação para dispositivos móveis, que dá a conhecer todas as praias e marinas galardoadas com Bandeira Azul, bem como informações sobre a sua caraterização (descrição, temperaturas, fotografias, serviços disponíveis, mapas de localização, etc.). Além desta informação, poderá ter acesso a todas as atividades de Educação Ambiental promovidas pelos responsáveis pelas praias, às notícias, eventos, ocorrências durante a época balnear, códigos de conduta e ainda informação sobre o programa Bandeira azul (critérios, normas, procedimentos).
Saiba mais aqui!

13,1 MIL MILHÕES DE EUROS EM INFRAESTRUTURAS DE TRANSPORTE

A Comissão Europeia propôs hoje afetar 13,1 mil milhões de EUR de verbas da UE a 276 projetos no domínio dos transportes, selecionados no quadro dos primeiros convites à apresentação de propostas no âmbito do Mecanismo Interligar a Europa (MIE). Este investimento permitirá libertar um cofinanciamento suplementar, público e privado, num montante total de 28,8 mil milhões de EUR. Paralelamente ao futuro Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), o MIE irá desempenhar um papel preponderante para colmatar o défice de investimento na Europa, que constitui a principal prioridade da Comissão. Para além do setor dos transportes, este investimento beneficiará a economia europeia no seu conjunto, criando condições mais favoráveis para o crescimento e a criação de emprego.

Desenvolvimento

Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Website
Website

O Europe Direct do Tâmega e Sousa mantém a sua disponibilidade para promover, gratuitamente, sessões de informação sobre a União Europeia nos estabelecimentos de ensino da região. 

Inscrições

Copyright © | 2015 | Europe Direct do Tâmega e Sousa | Todos os direitos reservados.

Endereço de email: geral@europedirect-tamegaesousa.pt

Cancelar subscrição    Alterar dados de subscrição