Copy
E-newsletter n.º 25 | maio'2015
Em 9 de Maio de 1950, Robert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas.

Esta proposta, conhecida como "
Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia.

Actualmente, o dia 9 de Maio tornou-se um símbolo europeu (Dia da Europa). O Dia da Europa constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos seus cidadãos e os povos da União entre si.

Em Paços de Ferreira, as festividades em torno do aniversário da União Europeia começaram no dia 8 de maio.

Da parte da manhã, estivemos com o Clube Europeu da Escola Secundária de Paços de Ferreira, onde participamos numa palestra sobre a história da União Europeia e sobre o Ano Europeu do Desenvolvimento.

Da parte da tarde, a convite do Clube Europeu da Escola Profissional de Agricultura do Marco de Canaveses, os alunos deram a conhecer a cultura dos diversos países europeus, nas barraquinhas que dinamizaram. Depois, o Europe Direct do Tâmega e Sousa, teve também o seu espaço para falar da História da União Europeia sobre “As políticas de cooperação da UE para o Desenvolvimento e o seu papel na construção de um MUNDO MELHOR, + DIGNO E IGUALITÁRIO: sucessos e desafios”

No final de cada uma das sessões, os alunos receberam a publicação “Os Pais fundadores da União Europeia”.

No dia 11 de maio, as celebrações continuaram junto da comunidade Lousadense, juntamente com uma apresentação da Agência Nacional ERASMUS+ - Juventude em Ação e do Instituto Português da Juventude e do Desporto.

No final desta palestra houve lugar à entrega de prémios das Olimpíadas da Europa, iniciativa do Clube Europeu da Câmara Municipal de Lousada.


                

EXPOSIÇÃO “PORTUGAL EUROPEU, MEIO SÉCULO DE HISTÓRIA”

CONCURSO EUROSCOLA


De 21 de abril a 15 de maio eteve patente no átrio da Câmara Municipal de Paços de Ferreira a EXPOSIÇÃO “PORTUGAL EUROPEU – MEIO SÉCULO DE HISTÓRIA”.

A exposição do Gabinete do Parlamento Europeu, promovida com o apoio do Centro de Informação Europe Direct do Tâmega e Sousa, em colaboração com a Câmara Municipal de Paços de Ferreira, esteve aberta ao público e ao dispor dos estabelecimentos de ensino do Tâmega e Sousa para visitas escolares. Em paralelo, decorreu ainda o concurso EUROSCOLA, promovido pelo Parlamento Europeu.


O concurso contou com a participação de sete escolas do Tâmega e Sousa, dando lugar à atribuição de três viagens com vista à participação numa sessão Euroscola, no Parlamento Europeu em Estrasburgo. 

As escolas vencedoras foram:

1° lugar
Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva

2° lugar
Agrupamento de Escolas de Freamunde      

3° lugar
Escola Secundária da Lixa

Agora, há que preparar a ida de 24 alunos e 2 professores de cada escola ao grande momento EUROSCOLA, em Strasburgo!

PARABÉNS!!                           

CAPÃO À FREAMUNDE

A Comissão Europeia aprovou duas novas indicações geográficas protegidas, uma das quais é de Freamunde - Paços de Ferreira!

Os dois novos produtos aprovados no registo das indicações geográficas protegidas (IGP) são o «Glückstädter Matjes», da Alemanha e o «Capão de Freamunde», de Portugal.

O Capão de Freamunde é um frango ainda jovem e criado em liberdade, com uma alimentação maioritariamente à base de pastagens naturais. O Capão de Freamunde é, por tradição, consumido no inverno e no Natal. Estas duas novas denominações serão acrescentadas à lista de mais de 1 200 produtos já protegidos.

Parabéns, Freamunde!!

Desenvolvimento


EUROPEUS CONTINUAM A DESFRUTAR DE
ÁGUAS BALNEARES DE QUALIDADE

Em Portugal, num total de 532 águas balneares analisadas, 451 foram consideradas de excelente qualidade, 59 consideradas boas e 16 de qualidade suficiente e 6 de qualidade medíocre.

Mais informações:

Comunicado de Imprensa em português 
Mapa interativo 
Vídeo de apresentação do Relatório
 


PARCERIAS INTERNACIONAIS

PROPOSTAS...


Na página web do Europe Direct do Tâmega e Sousa partilhamos pedidos de parceria Europeus para projetos ERASMUS+.

Pode encontrar aqui a sua oportunidade, ou mesmo contactar-nos para partilharmos o seu projeto / pedido de parceria.

Saiba mais aqui!

GRANDE TRIUNFO DOS FILMES APOIADOS PELA UE NO FESTIVAL DE CANNES
Quatro filmes apoiados pelo programa Europa criativa - MEDIA encontram-se na lista dos premiados do 68.º do Festival de Cannes. Dheepan, de Jacques Audiard, foi o vencedor da Palma de Ouro. Este filme beneficiou de um auxílio de 135 000 euros da UE para o seu desenvolvimento e distribuição. The Lobster de Yorgos Lanthimos recebeu o Prémio do Júri, enquanto as atrizes Emmanuelle Bercot, pela sua atuação no Mon Roi de Maïwenn, e Rooney Mara em Carol de Todd Haynes – receberam o Prémio de interpretação feminina ex-aequo.

 

Ainda vai a tempo...


O Europe Direct do Tâmega e Sousa mantém a sua disponibilidade para promover, gratuitamente, sessões de informação sobre a União Europeia nos estabelecimentos de ensino da região.
E para o ano letivo seguinte, já sabe: inclua o Europe Direct na sua planificação!  


Inscreva-se aqui!
 


CONVERSAS DO PATRIMÓNIO


O Europe Direct do Tâmega e Sousa participou, no passado dia 15 de maio, a convite da Rota do Românico.

Esta foi a primeira sessão das “Conversas do Património”, que a Rota do Românico dinamizou, desta vez na Alameda Dr. Miranda da Rocha, no Marco de Canaveses, um espaço bem apelativo à conversa e reflexão.

As conversas foram subordinadas ao tema “A Europa e o Património”, contando com as intervenções de Manuel Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Isabel Camisão, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e de Rosário Correia Machado, Diretora da Rota do Românico.

 


WORKSHOP

CONTROLO BIOLÓGICO DE PRAGAS


Para a incentivar a pequena agricultura, enquanto importante contributo na economia das famílias, o Centro Europa Direct do Tâmega e Sousa promoveu, com a colaboração do Eng. António Tavares e do Eng.º João Paulo Guimarães, da CM de Paços de Ferreira, mais um workshop no âmbito da agricultura sustentável. 

Desta vez, o tema central foi o controlo biológico de pragas, tendo sido abordados alguns truques para o controlo de pragas e infestações nas culturas, sem recurso a produtos químicos.

 
ENCONTRO COM A EUROPA
O Europe Direct do Tâmega e Sousa participou numa sessão de debate, juntamente com o eurodeputado Miguel Viegas.
O evento, promovido pelo Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva, teve como objetivo uma conversa informal com os alunos sobre a União Europeia e o seu funcionamento, bem como o esclarecimento de dúvidas relativamente ao programa ERASMUS+.
No final, os alunos receberam prémios relativos às participações em diversos eventos ligados à Europa e assuntos Europeus, nomeadamente o reconhecimento público pelo primeiro lugar alcançado no concurso EUROSCOLA, na Câmara Municipal de Paços de Ferreira.

CONSULTA sobre…
 
… primeira experiência na aplicação do regulamento relativo à INFRAESTRUTURA DO MERCADO EUROPEU (EMIR)
 
A Comissão Europeia publicou um questionário sobre o Regulamento relativo à Infraestrutura do Mercado Europeu, EMIR, que é um elemento central da legislação introduzida na sequência da crise financeira, a fim de tornar os mercados financeiros mais seguros e estáveis. Esta consulta permitirá à Comissão fazer o balanço da experiência dos participantes no mercado na aplicação do Regulamento.
Teste os seus conhecimentos
sobre a União Europeia!

 
Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Página Web
Página Web

EUROPE DIRECT DO TÂMEGA E SOUSA

Av. Dr. Nicolau Carneiro, 196
4590-512 Paços de Ferreira
T. 255 147 314 | 916 096 155
www.europedirect-tamegaesousa.pt


 
Copyright © | 2015 | Europe Direct do Tâmega e Sousa | Todos os direitos reservados.

Endereço de email: geral@europedirect-tamegaesousa.pt

Cancelar subscrição    Alterar dados de subscrição