Copy
 novembro 2014 - fevereiro 2015
A assinalar a 19ª edição da sua newsletter o CIAC dá especial destaque à realização das VIII Jornadas de Investigação do CIAC, à promoção do Ciclo de Artes Visuais 2014-2015 e à chamada de trabalhos para o Colóquio Internacional "Cinema do Mundo".
Boa leitura!

VIII Jornadas do CIAC acontecem em dezembro

 
Terá lugar, no próximo dia 12 de dezembro, pelas 09h30, na sala de actos da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade do Algarve, a 8ª edição das Jornadas de Investigação do CIAC. 

Mais informação disponível brevemente em: www.ciac.pt
 
Share
Tweet
Forward to Friend

CIAC promove Ciclo de Artes Visuais 2014-2015


O CIAC organiza, a partir do mês de novembro, a quinta edição do Ciclo de Artes Visuais. Mantendo o objetivo de promover um diálogo entre artistas e comunidade académica, o evento trará à Universidade do Algarve nomes como João Queiroz, Isabel Baraona e João Tabarra, entre outros. 
A primeira sessão terá lugar no Campus da Penha, a 25 de novembro, e contará com a presença do artista plástico Paulo Brighenti que partilhará com os presentes um pouco do seu percurso artístico e profissional.

O programa do ciclo será brevemente disponibilizado em www.ciac.pt. 
 
Share
Tweet
Forward to Friend

Cinema de Lars Vontrier em discussão no I Colóquio Internacional "Cinema do Mundo"


O CIAC tem o prazer de anunciar a realização do I Colóquio Internacional “Cinema do Mundo”, dedicado, nesta 1ª edição, ao realizador Lars Von Trier. O evento terá lugar nos dias 20 e 21 de março de 2015, no Campus da Penha, na Universidade do Algarve, e tem como objetivo principal refletir sobre a natureza heterogénea, impetuosa e contemporânea do trabalho do polémico cineasta dinamarquês.
A chamada de trabalhos, que engloba tópicos como a sexualidade, a estética do desagradável, o corpo, as emoções, a hipnose ou a questão dos géneros, encontra-se aberta até ao dia 31 de dezembro aqui.  
Contamos com a sua participação!
 
Share
Tweet
Forward to Friend

Manuel Baptista volta a expor em Faro a convite do CIAC


Inauguraram, no passado dia 9 de outubro, no Teatro das Figuras e na Galeria Trem, em Faro, duas exposições do reconhecido artista farense Manuel Baptista. Com uma longa carreira marcada pela experimentação de formas, técnicas, suportes e linguagens, o artista aceitou o convite do CIAC para voltar a expor na sua cidade natal e deu a conhecer à comunidade “Relevos” e “Desenhos”. 
“Relevos”, patente no Teatro das Figuras até 31 de dezembro, é constituída por um conjunto de obras realizadas com recortes de tecidos, desenvolvimento da pesquisa realizada em pintura e desenho desde os anos sessenta. Nesta seleção, presente no foyer do teatro, o artista acentua a dimensão escultórica das suas obsessivas formas orgânicas ou geométricas, revelando-nos uma série de “esculturas de parede”, protegidas por caixas transparentes, em que propõe relevos recortados, talvez paisagens, para a imaginação do espectador preencher de significados.
Na exposição “Desenhos”, na Galeria Trem, o espectador tem acesso ao conjunto de desenhos do artista que são, segundo Mirian Tavares, caracterizados "pela ideia de desconstrução e de recomposição das superfícies", num "cruzamento entre a paisagem apenas sugerida e uma forte tendência ornamental" que convida a conhecer as linhas "ora robustas, ora delicadas, que preenchem o espaço em branco com as suas inquietações".
Share
Tweet
Forward to Friend

Literatura de Viagens em foco no Colóquio Internacional "A Peregrinação"


Teve lugar, nos dias 9 e 10 de outubro, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, o Colóquio Internacional "A Peregrinação de Fernão Mendes Pinto e a Perenidade da Literatura de Viagens", um evento organizado, em parceria, pelo CIAC, pelo CLEPUL e pela Universidade do Algarve.
Mais de oitenta participantes reuniram-se em torno da literatura de viagens e dos 400 anos da publicação da obra de Fernão Mendes Pinto, num evento que contou com a presença de nomes de destaque como José Ruy, Álvaro Manuel Machado e João David Pinto-Correia.
Nas palavras de João Carvalho, organizador do evento, tratou-se de um encontro "plenamente conseguido nos seus objetivos, na medida em que reuniu um conjunto muito alargado e diversificado de docentes e investigadores nacionais e estrangeiros, permitindo revisitar hermeneuticamente esta obra singular da literatura e cultura portuguesas da era de Quinhentos, e um vasto e heteróclito corpus textual a que tradicionalmente damos o nome de Literatura de Viagens, enquanto 'género' transtemporal e universal".
 
Share
Tweet
Forward to Friend

Congresso Internacional "Sailing in Troubled Waters" acolheu especialistas mundiais em receção do mundo antigo

 
A Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, acolheu entre os dias 1 e 4 de outubro, o Congresso “Sailing in Troubled Waters: O Mediterrâneo antigo e o seu legado nas Artes Visuais e Performativas”. Tratou-se do quarto congresso internacional de uma série dedicada à representação da Antiguidade nas artes visuais e performativas, tendo contado com mais de uma centena de participantes que acompanharam a reflexão de alguns dos principais especialistas na área.
Seguindo o modelo dos encontros anteriores, organizou-se uma sessão pública no âmbito do congresso que trouxe à conversa o realizador de cinema João Canijo, cujos dramas humanos, localizados nas periferias urbanas e rurais, são diretamente inspirados pela tragédia grega.  Nesta ocasião, foi também inaugurada a exposição “Nem Gregos nem Troianos”, do fotógrafo José Bandeira. 

 
Share
Tweet
Forward to Friend

Investigador do CIAC entre os grandes nomes da literacia dos media

 
Vítor Reia-Baptista, investigador do CIAC, será um dos keynote speakers da Conferência “Media & Learning”, que se realizará nos dias 20 e 21 de novembro, em Bruxelas.
O evento, na sua quinta edição, reúne alguns dos maiores especialistas em Literacia dos Media, encontrando-se entre eles David Puttman, um dos principais produtores cinematográficos britânicos. 
A conferência tem como objetivo dar conta dos últimos avanços na área, identificar estratégias e iniciativas que promovam a competência digital e mediática em todos os níveis de educação e formação, bem como promover melhores práticas de integração dos meios digitais na área da educação e da formação.
O investigador e coordenador do grupo de investigação “Literacias e Comunicação” do CIAC, marcará presença com a comunicação "Media Education Towards Media Literacy".

Saiba mais em: http://www.media-and-learning.eu/
 
Share
Tweet
Forward to Friend

CIAC inaugura residências artísticas online no Projeto RAUM

 
O CIAC acaba de assumir-se como um dos principais parceiros do projeto "raum: residências artísticas online", levado a cabo pela Terceiro Direito, uma associação liderada por Sandra Vieira Jürgens e que concebe projetos no âmbito das artes contemporâneas.
O projeto, que pretende funcionar como plataforma de divulgação da criação e investigação artísticas, dá-se a conhecer ao público através da materialização (sob a forma de textos de investigação, artigos, ensaios visuais, projetos gráficos, sonoro-musicais, cinematográficos, etc.) de diversas propostas de criadores convidados. 
O primeiro desses criadores será o CIAC, que levará a cabo, de 29 de outubro a 11 de novembro, pela mão do artista Pedro Cabral Santo, a residência artística online Prestem atenção à luz e ao som, esqueçam a imagem.
Nesta residência, o artista desenvolve uma proposta “telúrica online”, onde nos apresenta uma aventura entre a imagem e o texto. Prestem atenção à luz e ao som, esqueçam a imagem propõe-nos a contemplação de 15 “pores-do-sol”, obtidos a partir do mesmo enquadramento e ângulo durante quinze dias seguidos, tendo em conta o acerto da hora crepuscular. No fim da luz, após o pôr-do-sol, no início da noite, têm lugar poemas.

 
Share
Tweet
Forward to Friend

Investigadora do CIAC produz livro digital interativo

 
Isa Mestre, investigadora do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação e aluna do Doutoramento em Comunicação, Cultura e Artes, da Universidade do Algarve, encontra-se a desenvolver o projeto de doutoramento “Literatura 2.0: para uma cartografia da narrativa digital”. O projeto, desenvolvido no âmbito do CIAC, propõe pensar a relação entre literatura e tecnologia e terá como resultado a produção do primeiro livro digital interativo no género ficcional criado em Portugal – o romance digital Amar em Círculo.
Partindo do pressuposto de que a literatura digital pode afirmar-se como uma ferramenta para promover um novo modo de contar histórias, Isa Mestre apresenta-nos um livro um pouco diferente do habitual. É que, para além de texto, este livro digital interativo integra uma curta-metragem, um audiobook, fotografia, música, redes sociais e muita interação com o leitor.
E se de repente as personagens que imaginou no papel ganhassem vida no ecrã do seu computador ou dispositivo móvel? E se pudesse, em tempo real, contactar com elas através das redes sociais ou revisitar os espaços que percorreram através de uma panorâmica virtual?
Tudo isto será possível no livro digital interativo Amar em Círculo, um romance híbrido que reinventa a experiência de contacto com o objeto livro através da exploração das linguagens visuais, textuais, sonoras e audiovisuais.
O livro, em formato de aplicação, funcionará em dispositivos móveis, e será lançado no primeiro trimestre de 2015.   Para já é possível assistir ao trailer da curta-metragem que integra o livro e conhecer os bastidores deste projeto inovador em www.amaremcirculo.pt.


 
Share
Tweet
Forward to Friend

DGArtes financia projeto do CIAC

 
O Projeto “preSENSE”, com curadoria de Veronica Metello e baseado em criações originais do artista Rudolfo Quintas, acaba de ser seleccionado pela DGartes para financiamento no âmbito do concurso de apoio direto pontual às artes.    
O projeto, produzido pela Artech Internacional, com o apoio da Universidade Aberta, Universidade do Algarve e do CIAC, consiste na realização de um programa de residências para investigação e criação, a nível nacional e internacional, na criação de um programa pedagógico, na produção de uma conferência teórico-prática e na edição de um livro.
Share
Tweet
Forward to Friend

Investigador do CIAC inicia projeto com Universidade de Harvard

 
Rudolfo Quintas, artista e investigador do CIAC, encontra-se a desenvolver uma instalação multimédia interativa que será comissionada pela Universidade de Harvard. Rudolfo Quintas trabalhará diretamente com o cientista Tomas Kirchhausen com o objetivo de traduzir de forma artística a visualização do processo de endocitose. Para isso, o artista servir-se-á do novo microscópio do laboratório de Kirchhausen, desenvolvido por Eric Betzig, recentemente premiado com o Nobel da Química.
Share
Tweet
Forward to Friend

Alexandre Calado desenvolve "Woyzeck 1978"

 
Alexandre Calado, investigador do CIAC, encontra-se a desenvolver o Projeto “Woyzeck 1978”, um projeto de investigação e criação em torno do arquivo das artes performativas em Portugal. A proposta envolve a realização do Colóquio “Woyzeck, nosso contemporâneo”, da exposição “Ferida Woyzeck” e do espectáculo “Woyzeck 1978”.

Saiba mais sobre o projeto aqui.
 
Share
Tweet
Forward to Friend

CIAC lança Actas das VII Jornadas de Investigação

 
O CIAC acaba de lançar, em versão digital, o livro Actas das VII Jornadas de Investigação do CIAC, uma publicação que reúne os textos de nove das apresentações que tiveram lugar no encontro científico celebrado a 31 de janeiro de 2014, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. O livro acolhe trabalhos da autoria de investigadores e colaboradores do CIAC, nas áreas das Artes Visuais, Comunicação,  Literatura, Fotografia, Teatro, Património e Humanidades Digitais.

Aceda ao livro aqui.
Share
Tweet
Forward to Friend

Gabriela Borges publica resultados da investigação desenvolvida no CIAC

 
Gabriela Borges, investigadora do CIAC, acaba de lançar, no Brasil, o livro A 2: em cena: estudo de parâmetros de qualidade para a análise de programas. A publicação resulta da investigação levada a cabo em Portugal com o intuito de elaborar uma metodologia de análise da qualidade dos programas televisivos do segundo canal da televisão pública portuguesa.
A discussão é proposta a partir de quatro perspetivas complementares: a qualidade do sistema televisivo, a qualidade dos canais, a qualidade da programação e a qualidade dos programas. O estudo inclui ainda um conjunto de entrevistas com profissionais de televisão e a aplicação de inquéritos junto dos públicos infantil e universitário, respetivamente.
Share
Tweet
Forward to Friend

Tradução de Tatjana Manojlovic em destaque na Sérvia

 
Tatjana Manojlović, investigadora do CIAC, acaba de traduzir para sérvio a peça "Em viagem para Belle Reve", de Armando Nascimento Rosa. A obra foi publicada no jornal TEATRON, Nº 166-167; Beograd: Museu da Arte Teatral: Verão 2014, pp. 35-57.

Esta é a primeira vez que o TEATRON, um dos mais antigos e prestigiados jornais sérvios dedicados ao teatro, publica uma peça originalmente escrita em português.
Esta é já a segunda peça do dramaturgo português traduzida e publicada, na língua sérvia, pela investigadora do CIAC.
Share
Tweet
Forward to Friend

Revista Creative Interfaces acolhe artigos de investigadores do CIAC

 
Foi lançado no início de setembro o mais recente número da Revista Creative Interfaces and Computer Graphics, editada pela IGI Publishing, e dedicada ao tema “Arte Digital”. Constituído inteiramente por artigos científicos dos alunos do Doutoramento em Média-Arte Digital, este quinto volume conta ainda com a participação de Mirian Tavares, coordenadora do CIAC, que assina o prefácio da publicação, e de Bruno Silva, com um artigo sobre o seu projeto de pós-doutoramento - “Os caminhos que se bifurcam”.

A publicação pode ser consultada aqui.
 
Share
Tweet
Forward to Friend

Bruno Silva coordena publicação no Brasil

 
O livro Arte, Comunicação e Educação, coordenado por Bruno Mendes da Silva (CIAC) e Albio Sales (UEC), numa edição da Universidade Estadual do Ceará, tem lançamento previsto para o final do ano de 2014.  O livro conta com vários artigos de investigadores do CIAC nas áreas do Cinema, dos Videojogos e das  Artes Plásticas.
Share
Tweet
Forward to Friend

Investigadora do CIAC traduz novo livro de Hans Gumbrecht

 
Ana Isabel Soares, investigadora do CIAC, acaba de traduzir para língua portuguesa o livro Depois de 1945, de Hans Gumbrecht, um dos maiores críticos literários mundiais. A obra, lançada no Brasil, é editada pela Editora UNESP, da Universidade Estadual Paulista.
Depois de Produção de Presença e de Atmosfera, ambiência, Stimmung, esta é a terceira tradução de obras do autor realizada pela investigadora.

Sobre a obra:  Hans Ulrich Gumbrecht analisa neste livro a cultura ocidental do pós-guerra, em especial a europeia. Para o autor, a sensação de frustração com o que veio nos anos subsequentes não reflete a realidade. Ao contrário, diz, há uma pujança do pensamento e das manifestações culturais, esmaecidas, porém, pelas mazelas vivenciadas no mundo antes de 1945.
Share
Tweet
Forward to Friend

Sandra Boto publica no estrangeiro

 
Sandra Boto, investigadora do CIAC, acaba de publicar dois artigos científicos em publicações internacionais de renome na área da literatura. Na Revista Internacional Estudis de Literatura Oral Popular, editada pela Universidade Rovira i Virgili, a investigadora assina uma recensão crítica acerca da obra Património Oral do Concelho de Loulé, organizada por Idália Farinho Custódio, Isabel Cardigos e Maria Aliete Galhoz, e no livro La Lengua Portuguesa, Vol.I, edição de Ángel Marcos de Dios, publicado pela Universidade de Salamanca, Sandra Boto contribui com o artigo "Os princípes dos poetas": teorização nos comentários de Fernando de Herrera e de Faria e Sousa.

Consulte mais detalhes aqui e aqui.
 
Share
Tweet
Forward to Friend

Revista Perspectives e Revista Champs de Signe publicam trabalho de Natália Laranjinha

 
Natália Laranjinha, investigadora do CIAC, acaba de publicar dois artigos em revistas científicas internacionais: "Kafka et Beckett : la passion de l’échec", na Revista Perspectives e “The Element of crime (Lars von Trier): La poétique de l’underground” na revista Champs de signe.
O primeiro artigo, inserido num número exclusivamente dedicado à temática das influências de Franz Kafka na literatura, analisa as possíveis influências de Kafka na escrita de Beckett, nomeadamente, no que respeita ao corpo, à morte, ao gosto pelo fracasso e à construção de uma escrita que escapa à interpretação.
O segundo artigo, incluído num número dedicado às narrativas policiais, analisa as dimensões do underground  através da imagem no filme de Lars von Trier The Element of Crime, nomeadamente a cronologia não linear, a presença constante da noite e a criação de uma atmosfera ctónica e claustrofóbica.

Consulte os artigos aqui e aqui.

 
Share
Tweet
Forward to Friend

Investigador do CIAC vence prémio para melhor artigo científico em 2013

 
José Bidarra, investigador do CIAC, acaba de ser distinguido pela IGI Global com a atribuição do prémio para "Melhor Artigo Científico em 2013" pelo trabalho “The AIDLET Model: A Framework for Selecting Games, Simulations and Augmented Reality Environments in Mobile Learning”, publicado no International Journal of Web-Based Learning and Teaching Technologies.
Este prémio distingue, anualmente, um trabalho de mérito de acordo com os seguintes critérios: contribuição para o campo de investigação, originalidade da investigação, resultados da investigação, qualidade da escrita, rigor da investigação, metodologia utilizada.

Aceda aqui ao preprint da publicação.
Share
Tweet
Forward to Friend

CIAC disponibiliza páginas pessoais aos investigadores

 
O CIAC informa que serão disponibilizadas brevemente páginas pessoais aos investigadores do Centro através das quais o público terá oportunidade de conhecer melhor os projetos e a investigação levada a cabo no CIAC.
Também a plataforma crossmedia, montra das linhas de investigação do CIAC, se encontra em fase de reformulação no sentido de oferecer ao público mais recursos acerca do trabalho produzido pelos investigadores.
Share
Tweet
Forward to Friend

CIAC acolhe estadias investigacionais

 
O CIAC tem-se distinguido, ao longo do último ano, como destino privilegiado para investigadores estrangeiros a trabalhar nas áreas das Artes e da Comunicação, no âmbito de programas de formação avançada.

De momento o Centro acolhe as estadias dos seguintes investigadores:

Beata Godejord - Nesna University College (Noruega)
Jusciele Oliveira – Universidade Federal da Bahia (Brasil)
Rogéria Eler – Faculdade de Educação UFG (Brasil)
Claúdia de Lima – Universidade do Estado da Bahia (Brasil)
 
Share
Tweet
Forward to Friend

CIAC regista patentes

 
No âmbito do cinema interativo foram efetuados, na Universidade do Algarve, três registos de patentes da autoria de investigadores do CIAC. Duas invenções de Rui António, relacionadas com o controlo da montagem e uma terceira, de Bruno Mendes da Silva, relacionada com o controlo de personagens.
 
Share
Tweet
Forward to Friend
Armando Nascimento Rosa assistirá a 29 de outubro à estreia da peça Cabaré de Ofélia, com texto e música da sua autoria, e que permanecerá em cena até ao próximo mês de dezembro, na Casa Raphael Baldaya, em Lisboa. O investigador dinamizará ainda uma Masterclass sobre Dramaturgia (Teoria e Escrita), promovida pela ACTA- Companhia de Teatro do Algarve, no âmbito do Projeto Pegada Cultural, a ter lugar a 15 de novembro, na Escola Secundária Tomás Cabreira, em Faro. 

Beatriz Cantinho assumirá, conjuntamente com Ana Pais, a curadoria da conferência Potenciar sentidos: conversas entre Arte, Ciência e Filosofia, a realizar-se a 7 de novembro, na Culturgest.
A investigadora participará ainda, de 20 a 21 de novembro, em Istambul, na Turquia, na Conferência PERFORM ART' 14- Performing Arts and Public Space onde apresentará, em co-autoria com Mariza Dima (Queen Mary, Londres), o projeto  “Erewhon: For a Cartography of Change”.

Eugénia Vasques, apresentará a comunicação “O Imaginário Criativo e as Drogas: Casos no Teatro”, no XXVII Encontro das Taipas: Envelhecimento e Dependências, a realizar-se no dia 14 de novembro, no ISCTE, em Lisboa. A investigadora marcará também presença, enquanto autora, no lançamento do livro Educação Artística para um Currículo de Excelência: Projecto-Piloto para o 1º Ciclo do Ensino Básico, a realizar-se no dia 13 de novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Fátima Chinita estará, de 1 a 3 de novembro, em Praga, para participar na 3rd Global Conference - Making Sense of: Play com a comunicação "The Multistrand Narrative Structures: A Filmic Game of Multiple Players”.
 
Isa Mestre fará a apresentação, em novembro, na Biblioteca da Universidade do Algarve, do livro Shinegow – A ilusão, de Íris Alfarra.  

João Garcia Miguel apresentará de 1 a 8 de novembro, no Seixal, e a 15 de novembro, em Felgueiras, o espetáculo teatral “Los Negros e os Deuses do Norte”. A 11 de dezembro apresentará no Teatro Municipal de Faro o espetáculo “Yerma”. Ainda em novembro promoverá a residência artística “A vida é sonho”, no Centro de Criação do Candoso, em Guimarães.

Raquel Schefer marcará presença no dia 5 de novembro, no Cinema Espace Saint-Michel, em Paris, para apresentar o filme Vers Madrid - The Burning Bright! (2014), de Sylvain George.  Em dezembro, no dia 6, fará a co-apresentação, com Jorge Flores Velasco, dos filmes Le rideau de sucre (2006), de Camila Guzmán Urzúa, La Eterna Noche de las Dos Lunas (2013), de Priscilla Padilla, La Flaca (1994), de Carmen Castillo, e de El Grill de César (2013), de Dario Aguirre, no Festival aux Écrans du Réel, Le Mans.

Sandra Boto ministrará a palestra "Castilho, o romântico maldito?", no Curso Livre "A Arte da Poesia", organizado por João Minhoto Marques, e que terá lugar a 18 de novembro, na Biblioteca  Municipal António Ramos Rosa, em Faro. A 12 de janeiro a investigadora estará na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, a convite da Algarve History Association,  com a conferência "Portuguese Poetry: sailing with Sophia de Mello Breyner Andresen".  
 
Sílvia Vieira participará, de 4 a 8 de novembro, nas Jornadas "Cinema em Português - VII Jornadas, 2014", que se realizarão na UBI - Universidade da Beira Interior, com a comunicação "O cinema de ficção em Moçambique".

Vítor Reia-Baptista será um dos keynote speakers da Conferência Media & Learning, a realizar-se de 19 a 21 de novembro, em Bruxelas.
 
 
Share
Tweet
Forward to Friend

Equipa técnica: Isa Mestre,  Mirian Tavares, Sandra Boto e CIACmultimédia.
 
Copyright © 2014 CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicacão, All rights reserved.

unsubscribe from this list    update subscription preferences 
Email Marketing Powered by Mailchimp
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Google Plus
Google Plus
CIAC
CIAC
Email CIAC
Email CIAC