Copy
 março 2017 - junho 2017
A 26ª Newsletter do CIAC chega com a Primavera. Nesta edição, além da nossa habitual agenda para os meses de março, maio, abril e junho, poderá também conhecer algumas publicações lançadas pelos investigadores do Centro neste período. Damos ainda destaque a alguns projetos europeus que se encontram a ser desenvolvidos pelo CIAC em parceria com outras instituições internacionais.

Boa leitura!
Exposição de Pedro Cabral Santo em Milreu

Encontra-se patente, na Casa Rural das Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi, Faro, a exposição Unforeseeable de Pedro Cabral Santo. Esta exposição insere-se na programação desenvolvida, em conjunto, pelo CIAC/UAlg e a Direção Regional de Cultura com o objetivo de dinamizar a interação entre as comunidades académica e local, estimulando diálogos entre arte e património cultural da região.
A inauguração, que teve lugar a 17 de fevereiro, contou com a presença do artista, da Diretora Regional de Cultura, Alexandra Gonçalves, da Coordenadora do CIAC, Mirian Tavares, do Diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Célio Conceição, bem como de professores, alunos e ex-alunos do Curso de Artes Visuais e outras figuras da comunidade académica e local. 

Esta exposição, Unforeseeable, faz parte de um tríptico iniciado com Unconditionally (Colégio das Artes, 2014) e Absolutely (Galeria VFP, 2015). Nesta mostra, Pedro Cabral Santo desenvolveu um complexo dispositivo, onde envolve inúmeros meios e técnicas que, no seu conjunto, procuram envolver o espectador num ambiente que pretende explorar e abordar o papel dos artistas, e da arte, em torno de problemas, e acontecimentos genéricos, vigorados e ancorados nas nossas sociedades ditas contemporâneas – fenómenos político-sociais relevantes e imprevisíveis relacionados com a incessante disseminação de múltiplas e diferentes linguagens que constituem a essência do nosso mundo contemporâneo, e que se manifestam formalmente por entre a essência pictórica, escultórica e instalatória.

Unforeseeable está patente, em Milreu,  até ao dia 19 de maio.

Share
Tweet
Forward to Friend
Decorreram as XI Jornadas do CIAC

Sob a organização da investigadora Sandra Boto, as XI Jornadas do CIAC decorreram nos dias 9 e 10 de Fevereiro.
A mesa de abertura do Encontro contou com a presença da Coordenadora do CIAC, Mirian Tavares, a Coordenadoras das Jornadas, Sandra Boto, o Vice-reitor para a Ciência, Cultura e Internacionalização, Pedro Ferré, o Diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Célio Conceição, e o Diretor da Escola Superior de Educação e Comunicação, António Guerreiro.
O tema central do evento foram os Jornais Cinematográficos, com a intervenção especial de Luke McKernan, curador na Bristish Library, em Londres e de Maria do Carmo Piçarra, doutorada em Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigadora de renome na área dos jornais cinematográficos.
No segundo dia, os painéis que constituíram o programa das jornadas abrangeram temáticas relacionadas com a arte, a tecnologia e a cultura, suscitando o interesse de professores, alunos e investigadores que tiveram a oportunidade de refletir, aprofundar e discutir assuntos prementes da contemporaneidade.

Share
Tweet
Forward to Friend
Trem acolhe exposição OCTAGONAL 

Marum Nascimento, Ângelo Gonçalves, Marta Pedroso, Vilma Correia, Joana R. Sá, Sheila Semedo, Pedro Barros e Dina Dias são os protagonistas da exposição coletiva patente na Galeria Trem. Estes alunos da Pós-graduação e do Mestrado de Artes Visuais da Universidade do Algarve encontram-se reunidos numa exposição coletiva, com curadoria da Licenciatura em Artes Visuais e com o Apoio da Câmara Municipal de Faro.
A exposição, que inaugurou no dia 2 de março, estará patente até dia 23 de abril e pode ser visitada de terça-feira a sábado entre as 12h30 e as 18h00.

Share
Tweet
Forward to Friend

Terceira fase do Projeto Outdoor - Jovens Criadores em Faro

Os três projetos vencedores do Opell Call para a terceira fase do projeto Outdoor - Jovens Criadores já se encontram em exposição na cidade de Faro: o outdoor de Rodrigo Rosa aka Ryuuzaki encontra-se no Jardim São Francisco, Ninolla Elisabeth & M´Alice  pode ser apreciado na Estrada de São Luís e Gustavo Jesus está patente na Avenida Calouste Gulbenkian.
Este projeto, inserido no Programa “365 Algarve”, é promovido pelo CIAC, pela Associação P28 e pela Câmara Municipal de Faro e pretende assumir um papel dinamizador, ao adotar um formato pouco convencional na arte pública contemporânea, que se replica por manifestações de jovens e artistas emergentes na região do Algarve ainda pouco reconhecidos no panorama artístico nacional, mas sob uma vertente "site specific" – obra específica para o espaço. 

Share
Tweet
Forward to Friend
V Congresso Internacional do Romanceiro

A Investigadora Sandra Boto integra a Comissão organizadora do V Congresso Internacional do Romanceiro, a realizar nos dias 22, 23 e 24 de junho de 2017, parte de uma iniciativa conjunta da Fundación Menéndez Pidal, do Centro de Literatura Portuguesa e da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. É a primeira vez que uma universidade portuguesa acolhe este importante encontro científico, cujas anteriores edições decorreram na Universidad de Madrid (1971), na University of California, Davis (1977), no Colegio de México (1982), e em Sevilla/Puerto de Santa María de Cádiz (1987).
O Congresso insere-se nas atividades do Projeto “Catalogación, Digitalización y Edición del Romancero Tradicional de las Lenguas Hispánicas. Romances épicos e históricos de referente hispánico y francés (CADERT)”, que consiste numa ação de catalogação, digitalização e edição do romanceiro pan-hispânico promovida pela Fundación Menéndez Pidal e financiada pelo Ministerio de Economía de España. Por sua vez, a recente aquisição, pelo Estado Português, dos manuscritos autógrafos de Almeida Garrett referentes ao Romanceiro (Coleção Futscher Pereira), agora depositados na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, permitirá a apresentação pública deste valioso espólio, a que será dedicada uma exposição.

Saiba mas sobre este evento aqui.
Share
Tweet
Forward to Friend
Luísa Monteiro organiza a 10ª edição do festival T

Entre 23 e 27 de março, o Auditório Municipal de Albufeira recebe a 10ª edição do Festival T - Festival Internacional de Teatro de Albufeira, resultado de uma parceria entre a Companhia de Teatro Contemporâneo e a Câmara Municipal de Albufeira, organizado desde 2006 pela investigadora Luísa Monteiro.
A par dos espectáculos, nesta edição, haverá também espaço para a poesia falada, uma pequena homenagem ao ator algarvio Rui Cabrita pelo poeta Luís Ene e o lançamento dos Prémios Vicente de Teatro. Destaca-se para a “presença” de Bernard-Marie Koltés, com “A noite antes da floresta”, o espectáculo “Três Irmãs”, “Melhor espectáculo do ano 2016” pela TimeOut Lisboa e que valeu a Cátia Terrinca o Prémio de Melhor Actriz do Ano, “O Menino da Burra”, o clownish “O Milagre”, ainda um trabalho no feminino com “O Sal de Marim” e, para os mais novos, “A galinha dos ovos coloridos” seguido de “Os outros”.

Conheça o programa do Festival aqui.
Share
Tweet
Forward to Friend
VII Encontro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento

Como habitualmente, vários investigadores do CIAC marcam presença no VII Encontro Anual da AIM, que irá decorrer entre os dias 10 e 13 de maio de 2017, em Braga, nas instalações da Universidade do Minho. Esta edição do Encontro Anual da AIM será coorganizada pela AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento e pelo CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. 

Saiba mais sobre o evento aqui.
Share
Tweet
Forward to Friend
Armado Nascimento Rosa em Houston

O investigador Armando Nascimento Rosa estará em Houston, no Texas, entre os dias 22 de Maio e 4 de Junho, para assistir à estreia norte-americana da sua peça em língua inglesa The Real Mother of Marilyn Monroe, numa tradução de Susannah Finzi, no MATCH (Midtown Arts and Theater Center of Houston), pela Luciole International Theatre Company, com encenação de Clara Ploux. Neste período, o dramaturgo tomará parte em vários encontros com o público e a restante equipa do espetáculo, bem como numa sessão de debate com alunos e professores dos departamentos de artes cénicas da Houston e Rice Universities.
Share
Tweet
Forward to Friend
Beatriz Cantinho dinamiza residência artística 
 
A peça Da Nova Arte de Fazer Ruínas, projeto de dança enquadrado no trabalho de pós-doutoramento da investigadora Beatriz de Oliveira Sequeira Cantinho, que está a desenvolver a sua investigação de pós-doutoramento, no âmbito das linhas de pesquisa do CIAC, é uma proposta de composição que explora a ideia de ruína enquanto conceito estético, produtor de significados múltiplos, centrada no manuseamento dos elementos, premissas, que lhe são subjacentes a saber, tempo, memória, repetição, melancolia, desconstrução, erosão e resiliência. A exploração do tema da ruína enquanto  vestígio de um "edificado" e a sua transposição para a composição de movimento e som, sobre uma ideia de resistência à erosão física, estética, afectiva e política. Não se pretende a representação ou a utilização da ruína enquanto metáfora, mas a apropriação da mesma enquanto conceito abstrato e formal de composição. Uma apropriação e experimentação do tema da ruína, percorrendo referências formais, que vão desde a literatura, filosofia, artes plásticas e evidentemente à arquitetura, e a sua articulação com estruturas de composição musical e coreográfica em que diferentes elementos encontram uma correlação direta com o tema.

A próxima residência artística da peça, Da Nova Arte de Fazer Ruínas, terá lugar no Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, em Junho de 2017.
Share
Tweet
Forward to Friend
CIAC acolhe parceiros europeus no âmbito de projeto Erasmus +

Entre os dias 13 e 19 de março, o CIAC acolheu os parceiros do projeto Erasmus+ 4CDE - Code, Content, Creation and Culture for Digital Education cujo principal objetivo é suprir a falta de recursos educacionais abertos para ajudar formadores e professores a aprender as noções básicas de TIC de uma forma que vai além da ótica do utilizador. Os beneficiários finais deste trabalho serão alunos adultos da educação formal e não-formal.
Neste segundo encontro, no qual estiveram presentes os investigadores do CIAC, Mirian Tavares e Bruno Mendes da Silva, que integram a equipa portuguesa, foi possível avançar na execução das tarefas previstas pela calendarização do projeto. Nesta semana, participaram também os colaboradores Pedro Alves da Veiga, Rui António, Rudolfo Quintas e Isa Mestre, que apresentaram os seus projetos e desenvolveram Workshops em áreas relacionadas com programação para a arte.
O próximo encontro do projeto terá lugar em Liverpool no início do próximo ano letivo e será acolhido pela FACT, empresa especializada na proteção de conteúdos físicos e digitais, com sede no Reino Unido.
Share
Tweet
Forward to Friend
Os desafios e as oportunidades para o setor
cultural e criativo no Algarve


O CIAC e o CRIA organizaram sessão para debater os desafios e as oportunidades para o setor cultural e criativo na região do Algarve. Esta sessão decorre no âmbito do projeto ChIMERA Innovative cultural and creative clusters in the MED area que será apresentado aos participantes. Os professores Mirian Tavares, Filipa Cerol e Bruno Silva integram a equipa que participa neste projeto, cujo objetivo principal é  melhorar as capacidades de inovação dos actores públicos e privados do sector da indústria cultural e criativa nas regiões participantes e na região mediterrânica, através do reforço da cooperação transnacional e das ligações entre empresas, organismos de investigação e autoridades públicas em setores-chave na região mediterrânica. 
O Projeto ChIMERA integra, além da Universidade do Algarve (através do CIAC e do CRIA), instituições de vários parceiros europeus como Itália Espanha, França, Eslovénia, Grécia e Albânia.
Share
Tweet
Forward to Friend
Pojeto Parole Soufflée
 
O projecto de cruzamentos disciplinares Parole Soufflée, dinamizado pelo investigador Alexandre Pieroni Calado e financiado pela DGARTES, promove a visibilidade da função do Ponto de Teatro, ao mesmo tempo que a discute enquanto imagem da condição do sujeito na sua relação com a linguagem. O projeto propõe a realização de uma investigação documental e em situação junto dos pontos em atividade no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, como via para a criação de uma peça de auto-teatro, de uma instalação sonora e de uma edição reunindo os resultados da pesquisa. Além de um período de residência de trabalho na mencionada instituição, esta proposta prevê ainda a realização de uma ação de formação sobre texto e interpretação, bem como colóquios sobre temas conexos ao projecto. Investigamos e damos o nosso contributo para a valorização das artes da cena em Portugal, para a pesquisa do que pode ser o teatro hoje.
A lógica do projeto, contudo, não pretende encerrar-se na elaboração de um objecto performativo, mas abrir-se a um intenso diálogo com os circuitos e as organizações culturais, ao longo de cerca de seis meses de atividades públicas, prevendo a realização de "Paroles, paroles, paroles" (Acção de Formação), "Intervalo" (Peça Sonora), "Os Pontos no Teatro Nacional D. Maria II" (Edição de Livro), "Teatros da Palavra: Voz, Memória/A Palavra e o Poder: Peter Handke/Nos Limites do Mundo: Filosofia e Linguagem" (Conferências), bem como conversas com estudantes, ensaios abertos, entre outras actividades.
O Lançamento Projeto, juntamente com a antestreia de Kaspar: Palavra Soprada e de Intervalo  terá lugar no dia 1 Abril, na LATOARIA, em Lisboa.
 
Share
Tweet
Forward to Friend
Vítor Tomé lança livro sobre literacia digital

Mobile learning through digital media literacy (Peter Lang, New York, 2017) é o mais recente livro de Vítor Tomé, que publica em coautoria com a investigadora norte-americana Belinha de Abreu. A obra, à venda na Amazon, inclui resultados da investigação realizada pelo investigador no primeiro triénio de pós-doutoramento, a qual incidiu nos usos, práticas e perceções de aprendizagem nos media sociais por parte de alunos (9-16 anos), seus encarregados de educação e professores.
Share
Tweet
Forward to Friend
Investigadores do CIAC publicam em revista Internacional

Os investigadores Bruno Mendes da Silva, Mirian Tavares e Vítor Reia-Baptista acabam de publicar o artigo "Interactivity, Cinema, and Experimentation: The Forking Paths" no sétimo volume do International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics. Esta publicação, editada por Ben Falchuk e por Adérito Fernandes-Marcos, conta também com a coordenação do investigador do CIAC, José Bidarra. 

Consulte aqui a publicação e o artigo.
 
Share
Tweet
Forward to Friend
Armando Nascimento Rosa publica na série Teatro do Mundo

Em Abril, será publicado o ensaio «Da cénica vacina», da autoria do investigador Armando Nascimento Rosa, no volume 12 da série Teatro do Mundo, subordinado ao tema Teatro e Violência, publicado pelo Centro de Estudos Teatrais da Universidade do Porto.
Share
Tweet
Forward to Friend
Luísa Monteiro lança o livro Simetria

A editora Edições Esgotadas tem prevista para abril a publicação do livro Simetria, da autoria da investigadora e encenadora, Luísa Monteiro, sobre Vicente Pereira, monge português do séc. XVI que se rebelou contra as culturas japonesa e hispânica.
Em Nagazaki, o mausoléu com o seu nome é visitado por milhares de turistas anualmente, considerado um símbolo de resistência física e moral. Formado em Artes,vivia de modo boémio em Lisboa, dando lições de esgrima, cantando poesia, desenhando na rua e tocando pela noite fora; de seguida formou-se em Medicina, mas acabou por se interessar pelo mundo da edição de livros; ingressa na Ordem religiosa dos Agostinho e oferece-se para combater os "infiéis" no Japão; quando lá chega, deleita-se com a paisagem e os costumes e escreve um diário; nas horas livres confecciona quimonos para meninas; um dia rebela-se contra os massacres quer por parte de japoneses, quer por parte de hispânicos e forma diversos grupos de guerrilha, com mulheres e homens, pelas montanhas. Depois de detido, o Imperador não o autorizava à imolação pelo fogo; mas ele próprio fez questão de perder a vida entre as labaredas. Trata-se de uma romance escrito a partir de documentação coeva obtida no âmbito de uma investigação da autora, com publicação de alguns documentos em fac-simile
Share
Tweet
Forward to Friend
Teresa André lança mais um volume da coleção Obras de António Pedro

A investigadora, Teresa André, lança em abril mais um volume da coleção Obras de António Pedro: Esboço para uma revisão de valores, com prefácio e edição de Teresa André, pela editora TA edições. Também em abril está previsto o lançamento do  livro de poesia Avenida Santana.
Esta coleção tem como objetivo dar a conhecer ao grande público as obras, pouco editadas, do poeta, dramaturgo e artista plástico português, António Pedro.
Share
Tweet
Forward to Friend
Novas edições na coleção Promontoria Monográfica História da Arte

Francisco Lameira irá editar, entre abril e junho, dois novos números da coleção Promontoria Monográfica História da Arte: o n.º 14 Retábulos na Diocese de Lamego e o n.º 15 Retábulos na Diocese de Leiria - Fátima.
Esta coleção dedica-se exclusivamente ao estudo e à divulgação do património retabular no Mundo português e é uma iniciativa editorial da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. Em alguns números, esta responsabilidade tem sido partilhada com outras entidades. Para além do coordenador, Francisco lameira, que é membro do Centro de Investigação em Artes e Comunicação, outros investigadores, de todo o país, têm colaborado nesta iniciativa.
Share
Tweet
Forward to Friend
Mirian Tavares reeleita Coordenadora do CIAC
 
Mirian Tavares foi, novamente, eleita, por unanimidade, Coordenadora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação por mais dois anos. A Coordenadora nomeou Bruno Mendes da Silva como Vice-coordenador. A Comissão Executiva do Centro é composta, ainda, pelos investigadores Adérito Marcos, Ana  Isabel Soares e Sandra Boto.
Share
Tweet
Forward to Friend
Teresa André dinamiza a conferência: António Pedro : um caso na cultura nacional. O evento terá lugar no Salão da Câmara Municipal de Aveiras, no dia 30 de abril, pelas 17h00.
 
Luísa Monteiro encontra-se a organizar o Colóquio Comemorativo do 110º aniversário de Semedo de Azevedo, dedicado ao tema  A Bibliografia de Semedo de Azevedo. O Colóquio, organizado em parceria com a Biblioteca de Albufeira, Biblioteca Lídia Jorge, terá lugar no dia 2 de junho.

Graça Corrêa é convidada pela CEF-ESTAL, GECAPA e IFIL-NOVA para apresentar Comunicação no Simpósio O Corpo, painel O Corpo na Arte, “O Corpo na Arte: lugar de encontro entre expressão e conceito, entre ser e devir,” no dia 25 de Março de 2017, no Auditório da ESTAL, em Lisboa.
Nos dias 1 e 2 de junho, a investigadora apresentará a comunicação “The Theatre of Controversies: Interdisciplinary Problem Dramaturgies in Plato, Shaw and Ibsen,” na IASC 2017-International Conference: Crossing Borderlines: Controversies and Interdisciplinarity, em Lisboa.
Finalmente, no âmbito da conferência Gothic Modernisms, organizada pela Faculty of Arts and Humanities, Coventry University e pela Amsterdam School for Heritage, Memory and Material Culture, nos dias 29 e 30 de junho, Graça Corrêa apresenta a comunicação “Landscapes of the Gothic Uncanny in Symbolist Theatre,” em Rijksmuseum, Amsterdão.

Renata Gaspar irá participar na 23rd annual Performance Studies International Conference a decorrer em Hamburgo, na Alemanha, de 8 a 11 de Junho, com a comunicação "Practicing citizenry through place-making: the overflowing potential of friendship for artistic collaboration".

Marina Graça é convidada para apresentar os seminários "Acting, Aspetos da construção da personagem em filmes animados", no dia 21 de março, no âmbito do Seminario Internacional sobre el Personaje de Ficción: Cine, Radio y Televisón, organizado pela Universidad de Sevilla. Nos dias 5, 6 e 7 de abril, a investigadora apresenta dois seminários oferecidos aos cursos de 1º, 2º e 3º ciclo em animação, na Universitat Politècnica de València: 1. Como é que um documento animado faz sentido? A matéria gráfica em animação: da intencionalidade do instante à construção das texturas de duração; 2. Como é que um documento animado faz sentido? Categorias, intermodalidade e contextos na produção do discurso.

Armando Nascimento Rosa é orador convidado do END - Encontro de Novas Dramaturgias, organizado pelo Colectivo 84, que tem lugar no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, onde apresentará uma palestra de introdução à leitura encenada da peça Júlia, de Ruben A., no dia 27 de março, Dia Mundial do Teatro. No dia seguinte, 28 de março, no programa do mesmo evento, o investigador tomará parte num colóquio sobre ensino e escrita para teatro.

Isa Mestre apresentará, no próximo dia 29 de março, na Biblioteca Municipal de Faro, o livro Sobreviver, de Cláudia Sofia Sousa.

Tiago Lameiras lança, no dia 27 de maio, livro de poesia lírica, Sonata, em formato ebook, kindle e capa mole. O livro, com 118 páginas, será publicado em língua inglesa, pelas editoras Smashwords, Inc., Kindle Direct Publishing, CreateSpace Independent Publishing Platform. Mais informações aqui.

Wiliam Pianco participa no livro (no prelo) Os pobres no cinema de Manoel de Oliveira, organizado pela Profa. Dra. Renata Soares Junqueira (UNESP-SP, Brasil), com o capítulo: "Os filmes de viagem de Manoel de Oliveira - passagens da história a contrapelo".

João Garcia Miguel, investigador e encenador, apresenta a sua mais recente proposta Criação Mundo Interior. Este espectáculo cruza várias formas de expressão, cujo resultado é um objecto artístico que se pode definir como um corpo em busca da sua poesia. Mais informações sobre os espetáculos e a agenda da Companhia João Garcia Miguel podem ser encontradas aqui.

Merja Mattos-Parreira irá integrar o Júri da Final do SpeakOut Challenge 2017. O evento terá  lugar no dia 5 de Maio, no Auditório Municipal de Albufeira, às 18h00.​ O SpeakOut Chalenge é um concurso que premeia os melhores oradores em público, entre as escolas de terceiro ciclo e secundário, da região do Algarve,
Share
Tweet
Forward to Friend

Equipa técnica: Mirian Tavares e Susana Costa.
 
Copyright © 2017 CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicacão, All rights reserved.

unsubscribe from this list    update subscription preferences 
Email Marketing Powered by Mailchimp
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Google Plus
Google Plus
CIAC
CIAC
Email CIAC
Email CIAC