Copy
 novembro 2016- fevereiro 2017
A 25ª Newsletter do CIAC dá especial destaque ao lançamento do livro Buñuel e o Surrealismo: a Arquitetura do Sonho de Mirian Tavares, Coordenadora do CIAC, e ao lançamento da coleção Humanitas, coordenada pela investigadora Sandra Boto.
Salientamos ainda a programação do VII Ciclo de Artes Visuais, os novos outdoors inaugurados em Faro no âmbito do Programa Outdoors Jovens Criadores e a inauguração da exposição Costa Pinheiro: Figurações, na Galeria Trem. Apresentamos alguns projetos inovadores, nos quais o CIAC se assume como parceiro estratégico, que vale a pena conhecer.
Como habitualmente, terminámos com a nossa agenda para os meses de novembro e dezembro de 2016 e janeiro e fevereiro de 2017.


Boa leitura!
Mirian Tavares publica Buñuel e o Surrealismo: a Arquitetura do Sonho
 
Produto da investigação realizada no âmbito do doutoramento e amadurecida nos últimos anos, Mirian Tavares publica agora Buñuel e o Surrealismo: a Arquitetura do Sonho, uma obra-chave para a compreensão da obra fílmica do realizador espanhol Luis Buñuel, devidamente enquadrada no contexto do surrealismo europeu. “Através da arquitetura do cinema de Buñuel, nomeadamente de seus primeiros filmes, é possível perceber por que ele foi considerado, unanimemente, o verdadeiro representante do cinema surrealista.”, adianta a especialista.
Fruto de uma parceria entre o CIAC e a Grácio Editor, o livro de Mirian Tavares é também a primeira obra da Humanitas, coleção que tem como objetivo divulgar a investigação desenvolvida no centro, retomando uma tradição editorial anterior entretanto interrompida.
 A apresentação de Buñuel e o Surrealismo: a Arquitetura do Sonho, que estará a cargo de Ana Soares, professora da Universidade do Algarve e também investigadora do CIAC, decorrerá a 2 de dezembro, pelas 21h30, na FNAC do Fórum Algarve.
Share
Tweet
Forward to Friend
CIAC lança coleção em parceria com a Grácio Editor
 
O CIAC tem o grato prazer de anunciar o lançamento da coleção Humanitas. Em resposta a um desafio lançado pela Grácio Editor, de Coimbra, a Humanitas, coordenada pela investigadora Sandra Boto, será uma coleção ensaística direcionada para a divulgação dos resultados da investigação produzida no âmbito das atividades do centro. Pretende-se oferecer, através das obras aqui publicadas, o nosso contributo no domínio científico das Humanidades.
Segundo a coordenadora, “esta coleção espelha a desejável harmonia entre o estudo das novas linguagens, dos novos processos e métodos e a solidez de saberes que prolongam tradições teóricas e críticas. A revisitação de produtos artísticos e culturais do passado, seja para os (re)questionar à luz do paradigma atual, seja para os (re)conhecer enquanto objetos humanísticos sem tempo estimulará, por sua vez, o pensamento sobre os modos coetâneos de expressão artística e cultural.”
 
A Humanitas será apresentada no dia 2 de dezembro, na FNAC do Fórum Algarve, em Faro, pelas 21h30, juntamente com a sua obra inaugural, Buñuel e o Surrealismo: a Arquitetura do Sonho, da autoria de Mirian Tavares.
Share
Tweet
Forward to Friend
Costa Pinheiro na Galeria Trem

Inaugura no próximo dia 24 de novembro, pelas 18h00, na Galeria Trem, a exposição "Costa Pinheiro: Figurações". O evento, organizado pela Universidade do Algarve, com curadoria da Licenciatura em Artes Visuais, e promovido pelo CIAC, com o apoio do Museu e da Câmara Municipal de Faro, "é uma maneira de homenageá-lo pelo seu trabalho como artista e como pedagogo, no sentido mais literal do termo: preceptor, aquele que conduz às crianças à escola. Costa Pinheiro conduziu muitos alunos e alunas, e conduziu também, de forma discreta, pequenas-grandes revoluções artísticas que marcaram o seu tempo e que perduram na sua obra. Que é intemporal e que permanece. Porque ele será sempre o artista e o autor das imagens que ilustravam livros do liceu e que tanta admiração provocava entre os alunos e que tanta admiração provoca entre aqueles, que como nós, temos o privilégio de (re)visitar as suas inesquecíveis figurações", conforme salienta Mirian Tavares.

A exposição estará patente até 3 de fevereiro e pode ser visitada de terça-feira a sábado, entre as 12h30 e as 18h00.

Share
Tweet
Forward to Friend
Projeto OUTDOOR Jovens Criadores inaugura três novos espaços em Faro

No próximo dia 3 de dezembro, sábado, inaguram em Faro, três novos outdoors, no âmbito do Programa 365 Algarve. Os jovens artistas algarvios Bertílio Martins, Bárbara Cardoso e Tatiana Fernandes irão ocupar painéis publicitários em lugares de destaque do concelho de Faro, reforçando a importância da acessibilidade à arte contemporânea. De acordo com Sandro Resende, um dos mentores do projeto, "a ideia subjacente a este programa geral surge de uma perspetiva pragmática: implicar espaços incontornáveis no atual paradigma do tecido social e urbano por forma a trazer a arte para o quotidiano, ao fazer uso de suportes publicitários e informativos, espaços de transição e superfícies comerciais como meios/veículos de programação artística. Para lá da fruição estética, a ocupação de espaços normalmente conotados com outros propósitos e tradicionalmente alheios à Arte permitirá uma maior equidade no seu acesso, capitalizando a disponibilidade do cidadão comum, indo diretamente ao seu encontro e “forçando-o” a aceder a propostas de arte contemporânea".

Mais informações em www.ciac.pt
Share
Tweet
Forward to Friend
VII Edição do Ciclo de Artes Visuais
 
Terá início, em novembro, a sétima edição do Ciclo de Artes Visuais. Esta edição, cuja programação se estende pelo ano letivo 2016/2017, mantém o objetivo de promover o diálogo entre artistas, agentes culturais e comunidade académica, e constitui-se como um momento privilegiado para debater e refletir sobre as artes visuais no contexto nacional e internacional.
O VII Ciclo de Artes Visuais contará com a presença de artistas plásticos reconhecidos no contexto da arte contemporânea, como Susana Gaudêncio, João Simões e Xana, e também com o testemunho de ex-alunos da licenciatura de Artes Visuais, como Gustavo Jesus, Ana Rostron, Catarina Correia e Catarina Canela, no primeiro semestre.
A primeira convidada do Ciclo é a artista plástica Susana Gaudêncio, no dia 22 de novembro, pelas 15h00 no Auditório 0.4 do Campus da Penha, seguida pelo artista plástico João Simões, no dia 29 de novembro, à mesma hora, no mesmo auditório.

Saiba mais sobre o Ciclo de Artes Visuais em www.ciac.pt 
Share
Tweet
Forward to Friend
Aproximam-se as XI Jornadas do CIAC
 
A anotar na agenda: a 9 e 10 de fevereiro terão lugar as XI Jornadas de Investigação do CIAC. Damos destaque, nesta próxima edição do evento, à organização de uma sessão temática dedicada aos jornais cinematográficos, que contará com a participação especial de Luke Mckernan (curador na Bristish Library) e de Maria do Carmo Piçarra (investigadora de Pós-Doutoramento no Centro de Estudos Comunicação e Sociedade, na Universidade do Minho, e no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).

Mais informações brevemente disponíveis em www.ciac.pt.
Share
Tweet
Forward to Friend
CIAC e FCHS promovem seminário A Guerra aqui ao lado

O seminário A Guerra Aqui ao Lado. Portugal e os 80 anos da Guerra Civil de Espanha, promovido pelo CIAC e pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, terá lugar nos dias 28 de novembro, pelas 14h00 na sala 2.34 do Edifício 1, no Campus de Gambelas e no dia 29 de novembro, pelas 10h00, na sala 1.37 do mesmo edifício. 
Este seminário, organizado por ocasião dos 80 anos do início da Guerra Civil de Espanha, destina-se aos estudantes de língua e cultura espanhola e a um público interessado, interno ou externo à Universidade do Algarve. Privilegiará as relações entre Portugal e aquele facto histórico maior do século XX. O seu foco dará evidência ao tratamento literário, jornalístico e cinematográfico do conflito no contexto ibérico, implicando tópicos culturais e políticos como a propaganda, a censura e a construção da memória histórica.

Consulte aqui o programa do seminário.
Share
Tweet
Forward to Friend
IV Jornadas de Comunicação decorreram no Campus da Penha

Decorreram no passado dia 9 de novembro as IV Jornadas de Comunicação, organizadas pela ESEC e pelo CIAC. Esta edição, dedicada ao Jornalismo no contexto Ibérico, contou com a presença de vários especialistas, dos quais destacamos a forte presença de docentes da Universidade Complutense de Madrid. 
As Jornadas de Comunicação, iniciadas por Vítor Reia-Baptista, permitiram reunir investigadores, estudantes e profissionais com o objetivo de debater a realidade atual dos media e do jornalismo em Espanha e em Portugal.
Share
Tweet
Forward to Friend
Colaborador do CIAC integra Júri no PEAC2017

O artista plástico e doutorando em Média-Arte Digital, Rudolfo Quintas, faz parte do Júri da categoria Arte Digital/ New Media Art do Catálogo de Arte Emergente PEAC2017. Este catálogo procura promover a arte contemporânea e, em particular, o trabalho de artistas emergentes. Trata-se de  um projeto que tem por base uma filosofia de projeção de todas as praxis artísticas no universo das artes plásticas portuguesas, divulgando o que de melhor se faz pelas mãos dos artistas emergentes portugueses dentro e fora de portas.

Saiba mais sobre este projeto aqui.
Share
Tweet
Forward to Friend
CIAC associa-se à Mostra África(s). Cinema e Revolução

O Documentário Assim estamos livres, dirigido pelos investigadores do CIAC, Sílvia Vieira e Bruno Silva, marca presença na Mostra de Cinema Africano, no Caixa Belas Artes, em São Paulo. A exibição do filme, no dia 10, quinta-feira, às 16h00, junto com o filme Kuxa Kanema. O nascimento do cinema, da Margarida Cardosoa inaugura este evento que decorrerá entre 10 e 23 de novembro.
Por sua vez, Raquel Schefer integra o Catálogo da Mostra África(s). Cinema e Revolução com o artigo «“Aqui aonde eu nunca vim” : A função da retomada de arquivos familiares e outros tipo de reemprego de imagens na elaboração de uma “contra-história” do colonialismo tardio português». A investigadora fez também a apresentação dos filmes Avó (Muidumbe) e Nshajo (O Jogo) exibidos nesta Mostra.

Consulte o programa aqui ou aqui.
Share
Tweet
Forward to Friend
Investigadoras do CIAC na Conferência Internacional Ativismo em África

O CIAC estará presente na Conferência Internacional Ativismo em África que terá lugar entre os dias 12 e 13 de janeiro, nas dependências do ISCTE-IUL, onde as investigadoras Jusciele Oliveira e Mrian Tavares apresentarão a comunicação Flora Gomes: um ativista Cinemático?
Esta Conferência, organizada pelo Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL) procurará debater os novos perfis do ativismo social no continente africano e as perspetivas de mudança trazidas pelos mesmos.
Share
Tweet
Forward to Friend
Investigadora do CIAC realiza documentário
 
Maria de Fátima Nunes, Investigadora do CIAC e Professora no ISMAI, lança, em co-realização com Carlos Miguel Rodrigues,  o documentário "A África que nasce dentro de nós…". A estreia aconteceu a 11 de novembro, no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett, no Porto. Este documentário tenta revelar uma África desenhada, desejada, futurista, mas que não existe.
Nos próximos meses, "A África que nasce dentro de nós…" estará também patente no III Simpósio Internacional «Fusões no Cinema», em Leiria, onde a investigadora e realizadora apresentará também a comunicação “Antropologia e artes em diálogo”, seguida da projeção do documentário. A de 9 de dezembro de 2016, «A África que nasce dentro de nós…», marcará presença no Auditório Municipal de Gondomar, pelas 21h, no âmbito da inauguração da NACAA – NovaTerra Associação Cultural Arte e Ambiente.
Share
Tweet
Forward to Friend
João Garcia Miguel assume programação do Teatro Ibérico

O investigador do CIAC, João Garcia Miguel, atual diretor artístico do Teatro-Cine de Torres Vedras, assume também a direção artística do Teatro Ibérico, em Lisboa.
Para os próximos meses, a Companhia João Garcia Miguel, fundada em 2003, tem previstos os seguintes espetáculos teatrais: a 25 de novembro, em Leiria, no Teatro José Lúcio da Silva, pelas 21h30, é apresentado o espetáculo Hamlet Talvez. Este espetáculo estará também presente a 30 novembro, pelas 21h00, no Teatro Municipal de Bragança. A 26 novembro, pelas 21h30, no Cine-Teatro de Torres Vedras será possível assistir ao espetáculo Nós Matámos o Cão Tinhoso.
Entre 3 de dezembro e 15 de janeiro, será possível visitar a exposição Mundo Interior - Uma Exposição de João Garcia Miguel, na Praça do Príncipe Real, 19, em Lisboa.

Pode consultar mais informações sobre a programação da Companhia João Garcia Miguel aqui.
 
Share
Tweet
Forward to Friend
CIAC é parceiro em Projeto Erasmus+

Decorreu, entre os dias 27 e 28 de outubro, em Liège, na Bélgica, a primeira reunião dos parceiros do projeto 4CDE - Code, Content, Creation and Culture for Digital Education. Neste projeto, que se desenvolverá entre outubro de 2016 e março de 2019, o CIAC conta com parceiros belgas, franceses, italianos e ingleses. A primeira reunião, na qual esteve presente o investigador do CIAC, Bruno Silva, que juntamente com Mirian Tavares, integra a equipa portuguesa, permitiu delinear as próximas tarefas e etapas do projeto, cujo principal objetivo é suprir a falta de recursos educacionais abertos para ajudar formadores e professores a aprender as noções básicas de TIC de uma forma que vai além do simples uso. Os beneficiários finais deste trabalho serão alunos adultos na educação não-formal, mas também alunos da educação formal. 
O próximo encontro promovido no âmbito do 4CDE - Code, Content, Creation and Culture for Digital Education será em março, em Faro, onde estarão reunidos todos os parceiros numa intensa semana de trabalho e reuniões.
Share
Tweet
Forward to Friend
CIAC integra parceria MED

Os professores Bruno Silva e Mirian Tavares integram a equipa do projeto ChIMERA - Innovative cultural and creative clusters in the MED area. Este projeto internacional tem como objetivo principal  melhorar as capacidades de inovação dos actores públicos e privados do sector da indústria cultural e criativa nas regiões participantes e na região mediterrânica, através do reforço da cooperação transnacional e das ligações entre empresas, organismos de investigação e autoridades públicas em setores-chave na região mediterrânica. 
O Projeto ChIMERA integra, além da Universidade do Algarve (através do CIAC e do CRIA), instituições de vários parceiros europeus como Itália Espanha, França, Eslovénia, Grécia e Albânia.
Share
Tweet
Forward to Friend
Eugénia Vasques coordena número da Revista Alicerces

A investigadora do CIAC e Professora da Escola Superior de Cinema e Teatro, Eugénia Vasques, coordena o número seis da revista Alicerces, Revista de Investigação Científica, Tecnologia e Artes sobre o tema: Ensaios sobre prática pedagógica nas Artes Performativas.
Este número inaugura uma linha editorial que consiste, em primeira instância, numa reformulação gráfica e na alteração do seu modelo de distribuição, com uma versão em papel e uma versão digital que estarão brevemente disponíveis.

Mas informações aqui.
Share
Tweet
Forward to Friend
Armando Nascimento Rosa publica Mãe Biológica de Marilyn Monroe
 
No dia 16 de novembro, realizou-se em Lisboa a sessão de lançamento da peça em livro A Mãe Biológica de Marilyn Monroe, de Armando Nascimento Rosa, no Auditório Maestro Frederico de Freitas, da Sociedade Portuguesa de Autores. O livro, publicado pelas Edições Fénix, foi apresentado por Eugénia Vasques e João Lopes, bem como pelo encenador Paulo Sousa Costa. O dramaturgo encerrou a sessão com a interpretação de canções que compôs para esta e outras peças teatrais suas, com acompanhamento ao piano de Daniel Schvetz.

Nos dias 8 a 10 de dezembro, o espectáculo A Mãe Biológica de Marilyn Monroe, com texto original de Armando Nascimento Rosa, inicia a sua digressão nacional com uma ida ao Funchal, onde estará em cena no Centro de Congressos da Madeira. A peça terminou a sua carreira cénica de cinco semanas em Lisboa a 20 de Novembro, no Teatro Armando Cortez (Casa do Artista), numa produção da Yellow Star Company, com encenação de Paulo Sousa Costa e interpretações de Maria Emília Correia, Núria Madruga e Sara Salgado.
Share
Tweet
Forward to Friend
Investigadores do CIAC lançam ebook

Está previsto para dezembro o lançamento do ebook Ditaduras Revisitadas, editado por Denize Araújo, Eduardo Morettin e Vítor Reia-Baptista. A publicação reúne artigos de vários investigadores que revisitam ditaduras de países da América do Sul e da Europa, privilegiando a relação Brasil-Portugal.
Destacamos, ainda, o artigo da investigadora do CIAC, Raquel Schefer, parte desta publicação: “Representações cinematográficas da ditadura militar argentina (1976-1983)".

Esta publicação estará brevemente disponível em www.ciac.pt
Share
Tweet
Forward to Friend
Investigadora do CIAC apresenta publicação na área do Teatro
 
Cristina Russo Chafirovitch, investigadora do CIAC na área do teatro, acaba de lançar a obra Teatro Social, Criação Artística, Acção e Performance na Comunidade. O lançamento público deste livro aconteceu no dia 20 de novembro, pelas 18h00, na Junta de Freguesia de São Teotónio e contou com a  presença da autora e apresentação de Fernando Évora.
                            
Share
Tweet
Forward to Friend
Tatjana Manojlović traduz romance de Saramago 

A investigadora do CIAC, Tatjana Manojlović, traduziu o romance Levantado do chão (Caminho, 2010, p. 485) de José Saramago, que será publicado na Sérvia, pela Editora Laguna, em dezembro de 2016. O lançamento da obra terá lugar em dezembro, na Livraria Delfi, em Belgrado e contará com a presença da tradutora.
Share
Tweet
Forward to Friend
Teresa André lança mais um volume da coleção Obras de António Pedro

A investigadora  do CIAC, Teresa André, lança em dezembro mais um volume da coleção Obras de António Pedro: O Lugar da Poesia, com prefácio e edição de Teresa André, pela editora sem fins lucrativos, TAedições.
Esta coleção, que conta já com 3 volumes publicados, tem como objetivo dar a conhecer ao grande público as obras, pouco editadas, do poeta, dramaturgo e artista plástico português, António Pedro.
Share
Tweet
Forward to Friend
Investigadora do CIAC entre os finalistas do prémio Leya

O romance histórico Rio do Esquecimento, da investigadora do CIAC e professora no Instituto Superior da Maia, Isabel Rio Novo, encontra-se entre os romances finalistas do prémio Leya 2015. Esta obra, elogiada pelo escritor Mário Cláudio, descreve com detalhe a sociedade portuense de oitocentos através de escrita elegante que consegue tornar transparente a sua insuspeitada espessura.
Share
Tweet
Forward to Friend
Bolsa na área da Informática e da Programação

O CIAC informa que se encontra aberto um concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto UID/MULTI/04019/2016 - Fundo Reestruturação – CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação, a ser desenvolvido na Universidade do Algarve, com o apoio financeiro da FCT/MEC através de fundos nacionais.

Consulte o edital aqui.
Share
Tweet
Forward to Friend
António Araújo tem no prelo o artigo "Topologia, Anamorfoses, e o bestiário das Perspectivas curvilíneas",  que será publicado pela revista Convocarte, No 2.

Teresa André participará nas I Jornadas de Cultura Portuguesa, na Universidade Católica Portuguesa, no Porto, no dia próximo dia 26, com uma comunicação intitulada: "António Pedro: o arquitecto de uma nova realidade".

Jusciele Oliveira participa, no dia 30 de novembro de 2016, numa mesa do evento  da Semana Mahomed Bamba, ação coletiva do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, em homenagem à memória do professor Mahomed Bamba, que ocorrerá em Salvador, na Bahia, no Brasil. A investigadora participa, ainda, entre os dias 05 e 09 de de dezembro de 2016, no VI Encontro de Professores de Literaturas Africanas e II AFROLIC “Dizer Áfricas: Vozes, Literatura, Mulher”, que será realizado em Recife/Pernambuco no Brasil, no qual irá apresentar o texto Herdeiras de Titina Silá: Representações cinematográficas das mulheres nos filmes do cineasta Flora Gomes.

Fátima Chinita participa na Conferência Transdisciplinary Conference Transmediating Culture(s)?, entre 17 e 19 de novembro, na Szceczecin University, na Polónia, com a comunicação "Sensorial Immersion through Insensible Material: Hitler - A Film from Germany (Hans-Jurgen Syberberg, 1977)". A investigadora estará também em Roma para apresentar o seu trabalho "The Power of the Frame: Spatial Seduction and Narrative Sense-Making in Peter Greenaway's  Tulse Luper Suitcases Trilogy" na XXII International Conference of Film Studies,entre os dias 24 e 25 de novembro.

Graça P. Corrêa apresentará a  comunicação "The Gothic Uncanny: Selected Mind-Images in Literature and Film" na ICPOS-Third International Conference on Philosophy of Science: Contemporary Issues, que decorrerá de 14 a 16 de Dezembro no Forum Lisboa. A peça de teatro “Festa!” com encenação e dramaturgia suas, a partir de textos dramáticos de Harold Pinter, estará em cena na In-Impetus Escola de Actores, Espaço Hangar, de 8 a 18 de Dezembro de 2016.

Rui Sanches inaugura a exposição BACKSTORIES (Mitsuo Miura, Pedro Calapez e Rui Sanches) no dia 10 de Dezembro de 2016 no Museu de Arte Contemporânea da Madeira - Casa das Mudas.

Alexandre Pieroni Calado estreia, no dia 19 de novembro, pelas 22h30, O Declive e a Inclinação no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada. Saiba mais aqui.

Renata Gaspar participará na exposição ‘Right for Justice: non-violent resistance in Palestine', a decorrer de 22 de Janeiro a 12 de Fevereiro de 2017 na Künstlerhaus de Göttingen, na Alemanha. Neste contexto, será apresentada uma instalação de vídeo produzida em colaboração com a artista För Künkel. Esta participação, resultante do trabalho de campo realizado na Cisjordania no passado mês de Março, insere-se no âmbito da tese ’Spatial practices: a politics of place-making for performance studies’. 

Acácio de Carvalho e Selma Pereira apresentam a comunicação "Ecoações. Uma instalação Média-Arte" no Encontro Português de Computação Gráfica e Interação, na Covilhã, entre os dias 24 e 25 de novembro.

Maria de Fátima Nunes participa, com a comunicação «Cinema na Escola», no Encontro Nacional de Educação para os Media, em Albergaria-a-Velha, no dia 21 de janeiro de 2017.

Rudolfo Quintas encontra-se a preparar a finalização do projecto da escultura "Absorption" com montagem permanente em Boston. O colaborador do CIAC esteve presente no Artist Talk, no Festival New Art Fest, em Lisboa, em novembro. Em dezembro, entre os dias 8 e 11, o artista e investigador animará um Workshop teórico e prático de introdução às artes computacionais/ new media art,  no Festival PARTES, no Parque das Nações, em Lisboa.

Raquel Schefer participa em novembro no Colóquio Puissances esthétiques des lisières culturelles, na Universidade Lumière Lyon 2 com a comunicação «”The Laughing Alligator” de Juan Downey : devenir-Yanomami”. Ainda e novembro, a investigadora apresenta uma  Conferência no 3º Fórum Arte, Cinema e Audiovisual, na Universidade de Santa Maria, no Brasil. A 30 de novembro, Raquel Schefer apresenta a comuncação “Afrique Lusophone: dialogue entre l’histoire, l’image et la littérature à propos des incertitudes et des utopies” (com Maria-Benedita Basto e Agnès Levécot), no Colóquio Inquiétudes et incertitudes des utopies dans lespace lusophone, na delegação de Paris da Fundação Calouste Gulbenkian. Ainda em novembro, a investigadora integra o júri dos “Rencontres du Cinéma Italien”, em Grenoble. Em dezembro, a investigadora marcará presença na Mesa-redonda na Cinemateca de Grenoble em torno da obra de Gordon Matta-Clark (com Toni D’Angela e Andrea Franco). Em janeiro, faz a intervenção “Politiques des images et auto-ethnographie: esquisse d'une caméra décoloniale”, na EHESS, em Paris e assume a curadoria do filme Occidente, de Ana Vaz no Programa “Politics and Poetry”, da Joris Ivens Foundation.
Share
Tweet
Forward to Friend

Equipa técnica: Mirian Tavares, Sandra Bôto e Susana Costa.
 
Copyright © 2016 CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicacão, All rights reserved.

unsubscribe from this list    update subscription preferences 
Email Marketing Powered by Mailchimp
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Google Plus
Google Plus
CIAC
CIAC
Email CIAC
Email CIAC