Copy
Newsletter 2016 #26                                             https://observatorio-das-desigualdades.com/
View this email in your browser
Na nova newsletter do Observatório das Desigualdades fique a conhecer os últimos dados relativos ao desemprego e à situação contratual dos jovens portugueses e europeus. 

Em 2015 existem sinais, na Europa e em Portugal, de diminuição do desemprego jovem face aos valores registados em 2013 e 2014. Porém, os dados do Eurostat apontam para uma subida dos contratos temporários e a tempo parcial para os indivíduos com menos de 29 anos.  

Nesta nova publicação, saiba os últimos dados sobre o abandono de educação e formação em Portugal e na UE-28. Concluiu-se que ao longo dos últimos anos, Portugal tem tido uma diminuição do abandono escolar, havendo uma aproximação significativa com a média europeia.   
 
 
Destaque para três notícias recentemente publicadas, duas delas chamam atenção para as conclusões de dois relatórios internacionais - o primeiro sobre justiça social na Europa, publicado pelo Social Inclusion Monitor Europe, o segundo, sobre os ganhos salariais dos europeus, publicado pelo Eurostat - e também, uma notícia com os últimos dados do INE sobre a evolução da pobreza e das desigualdades em Portugal.

Por fim, convidamos o leitor a participar no colóquio que o Observatório irá organizar em 21 de Fevereiro de 2017, denominado "Desigualdades e precariedade: dos diagnósticos às políticas com futuro".
 
 
Renato Miguel do Carmo
Ana Rita Matias 

Dossiê temático


O desemprego Jovem em Portugal e na Europa

Em 2015, na Europa e em Portugal, verificou-se uma diminuição do desemprego jovem relativamente ao ano anterior (uma quebra de 1,9 p.p. e 2,8 p.p., respetivamente). Embora o desemprego jovem continue elevado, neste ano houve sinais de recuperação face aos valores registados em 2013. Em Portugal, existiam no ano de 2015, 118 mil jovens desempregados com menos de 25 anos – mais 64 mil do que no início de 2000 (54 mil), mas menos 30 mil do que em 2013 (148 mil). Consulte aqui a publicação

A situação contratual dos Jovens em Portugal e na Europa

Neste dossiê OD dedicado ao trabalho trabalho temporário e a tempo parcial reúnem-se algumas das principais tendência para Portugal e Europa no que diz respeito à evolução destas modalidades contratuais juntos dos jovens dos 15 aos 29 anos. Consulte aqui a publicação 


Notícias


INE publica dados sobre pobreza em Portugal: subida da população idosa em risco de pobreza

Em Portugal, em 2015, o número de pessoas em risco de pobreza diminuiu relativamente ao ano anterior. Contudo, registou-se uma subida do risco de pobreza no grupo etário dos 65 ou mais anos. Neste ano, continuam a ser os mais jovens, as mulheres, a população desempregada e as famílias com crianças dependentes, os grupos populacionais em maior risco. Ler notícia aqui.

Portugal dos países da União Europeia com maior desigualdade salarial

Foi publicado recentemente pelo Eurostat alguns dos resultados do Structure of Earnings Survey, inquérito realizado por este instituto estatístico europeu, de quatro em quatro anos, com o objetivo de recolher informação sobre os ganhos salariais dos europeus. Ler notícia aqui.

Justiça Social: o índice que compara os 28 Estados-Membro

O relatório sobre o índice de justiça social tem como objetivo a criação de um ranking assente no índice, com diferentes dimensões de análise e desenvolve também um diagnóstico de cada país, traçando assim o perfil para cada um dos 28 naquilo que concerne o índice de justiça social. Ler notícia aqui.


Indicadores


Abandono precoce de educação e formação: Queda abrupta do indicador tende a convergir com média europeia


Consulte aqui mais indicadores
A acontecer no OD:
  • Colóquio DESIGUALDADES E PRECARIEDADE: dos diagnósticos às políticas com futuro, 21 de Fevereiro, ISCTE-IUL, auditório. J.J Laginha, 10h00
Participantes: Miguel Cabrita (Secretário de Estado do Emprego), Eduardo Paz Ferreira (Professor Catedrático da FDUL e Presidente do IDEFF), Rita Rato (Deputada PCP). José Soeiro (sociólogo, Deputado BE), Tiago Barbosa Ribeiro (sociólogo, deputado do PS), Gonçalo Velho (Presidente do Snesup), Mariana Pinho (editora de conteúdos online), Raquel Albuquerque (Jornal Expresso), Helena Carreiras (Diretora da ESPP), João Sebastião (Diretor do CIES-IUL), Renato Miguel do Carmo (Diretor do Observatório das Desigualdades), António Firmino da Costa (CIES-IUL), Rosário Mauritti (CIES-IUL), Nuno Nunes (CIES-IUL), Dora Fonseca (CES-UC), Ana Rita Matias (CIES-IUL). 

Observatório das Desigualdades nas redes socais:

Copyright © 2016 Observatório das Desigualdades, All rights reserved.
https://observatorio-das-desigualdades.com/newsletters/ 

Our mailing address is:
observatorio-das-desigualdades.cies@iscte.pt

Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list
 






This email was sent to artmatias@gmail.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
ISCTE-IUL · Rua das Forças Armadas 26A · Lisboa 2670-012 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp