Copy
Newsletter do Agrupamento de Escolas Amadora Oeste
Ano II - número 8 - novembro de 2015
View this email in your browser
Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Website
Website

No presente número da newsletter partilhamos ainda notícias relativas a eventos e atividades realizados no final do ano letivo transato no nosso agrupamento de escolas. Esta decisão prende-se com critérios editoriais de pertinência e interesse e com a vontade da equipa responsável pelo projeto de os privilegiar, neste caso particular, em relação ao valor noticioso de atualidade.

Gostaríamos ainda de desejar um excelente ano letivo de 2015/2016 a todos os nossos subscritores.

 

e_moções


No passado dia 19 de junho, no auditório da Escola Secundária Seomara da Costa Primo, teve lugar a sessão de lançamento da antologia e_moções, a qual reúne um total de 93 trabalhos de caráter textual e de expressão artística, realizados por 75 alunos dos diferentes ciclos de ensino, desde o pré-escolar à Educação e Formação de Adultos, do Agrupamento de Escolas Amadora Oeste.


Amadoraeduca 2015


De 28 de maio a 1 de junho teve lugar o AmadoraEduca 2015, no Parque da Ilha Mágica do Lido.

 


Concurso nacional "Poster Eco-Código"


O Concurso Nacional Eco-Código pretende estimular a participação e a criatividade dos jovens envolvidos no Programa Eco-Escolas através da produção de um trabalho de comunicação: o poster.

 


Atividades epis


A epis estabeleceu um protocolo com  o ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa) no sentido de proporcionar Prática simulada a alunos de um curso vocacional.
 


Festa de finalistas do 4º ano


O Pavilhão Desportivo Escolar da Escola Secundária Seomara da Costa Primo acolheu no passado dia 6 de junho, a Festa dos Finalistas dos alunos do 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico das escolas públicas do Município, que contou com a presença da vereadora do pelouro, Cristina Farinha.
 


Atividades do GAAF


Atividades do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família de maio e junho.
 


III Feira de Educação e Formação


Realizou-se, de 28 de maio a 1 de junho, na Escola Secundária Seomara da Costa Primo, a terceira edição da Feira de Educação e Formação do Agrupamento de Escolas Amadora Oeste.


Observação das estrelas


No dia 28 de maio, com a colaboração dos astrónomos amadores do NACCRG, observámos o céu na Seomara.


Rota dos 20 anos das Eco-Escolas


A “Rota dos 20 anos das Eco-Escolas”, promovida pela ABAE tem como objetivo alertar a comunidade escolar para a importância de uma mobilidade mais segura, eficiente e inclusiva. A iniciativa, com o apoio da Câmara Municipal da Amadora, realizou-se no dia 5 de Junho, constituindo assim mais uma forma de assinalar o Dia Mundial do Ambiente.


Jantar de final de ano


No passado dia 9 de julho, realizou-se o jantar de encerramento do ano letivo 2014/2015 do Agrupamento de Escolas Amadora Oeste. Decorreu na Escola Secundária Seomara da Costa Primo e estiveram presentes 110 pessoas.


1º ciclo visita a BESCP


Durante a III Feira de Educação e Formação do nosso Agrupamento os alunos do 1º ciclo das escolas EB1 da Venteira e Raquel Gameiro visitaram a Biblioteca Escolar Seomara da Costa Primo.


Arte na Escola


Esteve patente, de 22 de maio a 14 de junho, na galeria dos Paços do Concelho, a 10ª edição da exposição Arte na Escola.


Rolhinhas - a nossa mascote


A recolha das rolhas de cortiça foi sendo realizada ao longo do ano letivo e colocadas nos rolhinhas que foram construídos para esse efeito, em colaboração com os professores Diogo Félix, Jorge Feliciano e Teresa Santos do grupo de recrutamento 600.


Visitas de Estudo


Eis algumas visitas de estudo realizadas recentemente pelos alunos e professores do Agrupamento.


XVI Mostra de Teatro das Escolas:

«Intensamente adolescente»


No âmbito da XVI Mostra de Teatro das Escolas do concelho da Amadora, o Grupo de Teatro da Escola Secundária Seomara da Costa Primo apresentou, no dia 30 de maio, a peça  Intensamente Adolescente. Esta peça pretende, através do uso de  diferentes quadros, fazer uma abordagem politemática: diferença de género; conflitos intergeracionais; orientação sexual, família e afetos.


Visita da Presidente da CMA


No dia 4 de junho, a Presidente da Câmara Municipal da Amadora visitou a Escola Secundária Seomara da Costa Primo para se inteirar do estado atual dos trabalhos da 2ª fase de requalificação  e modernização da escola, a qual visa a intervenção estrutural e consequente reabilitação dos pavilhões A, B, C, e D, exemplo paradigmático dos projetos-tipo da arquitetura escolar do final dos anos 70 do século passado.


Criação de uma horta biológica


Com a finalidade de promover uma abordagem centrada na inclusão e na participação ativa dos alunos, criou-se uma horta de acordo com os princípios da agricultura biológica, sem a aplicação de produtos químicos de síntese não autorizados na agricultura biológica.


I Encontro de Danças Urbanas


Decorreu na noite de 19 de junho, no pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária Seomara da Costa Primo, a primeira edição do Encontro de Danças Urbanas. O evento, organizado pela Câmara Municipal da Amadora em parceria com as Egzit e a Associação Juvenil Espírito de Mudança, contou com a participação de 17 grupos de dança, 13 dos quais com sede no concelho da Amadora.


Baile de finalistas - 9º ano


No dia 19 de junho, decorreu na Escola 2,3 D. Francisco Manuel de Melo, o Baile de Finalistas do 9º ano.


Encontro de professores


No âmbito do trabalho realizado pelo Município da Amadora na Rede ESCXEL – Rede de Escolas de Excelência, realizou-se no passado dia 27 de maio pelas 15h na Escola Secundária Seomara Costa Primo, uma comunicação da Professora Doutora Ilídia Cabral da Universidade Católica do Porto sobre "A organização escolar num labirinto: ensaios de sobrevivência".


Projeto Cidades Sustentáveis


Ao longo do ano letivo fomos noticiando sobre o trabalho realizado pelos alunos do 8ºE, Beatriz Canaverde, Camila Santos, Inês Machado, Luís Chen, Marcelina Pedro,  Matilde Valente,  Nuno Batista e Tatiana Sousa, que participaram com dedicação e empenho nas tarefas necessárias para levar a cabo o Projeto Cidades Sustentáveis (Ciência Viva), representando a escola com dignidade em diversos eventos relacionados com o desenrolar do referido Projeto.


Festa das Estrelas


Ao longo do ano letivo foi referida a participação entusiástica dos alunos das turmas B, C e D do 8º ano, da Escola Francisco Manuel de Melo nas Campanhas Caça Asteróides.


IV Encontro dos Agrupamentos de Escolas do Concelho da Amadora


Com a participação de representantes de todos os agrupamentos de escolas do nosso concelho, e organizado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Amadora, decorreu no dia 1 de julho, no auditório da Escola Secundária Seomara da Costa Primo, o IV Encontro dos Agrupamentos de Escolas do Concelho da Amadora.


Projeto GO! Georreferenciação e Geocaching


Este projeto tem como finalidade promover o ensino experimental das ciências em contexto de natureza curricular - disciplinar e interdisciplinar - e extracurricular, utilizando ferramentas da Web 2.0.


Vamos ajudar


No final do 3º período, os alunos da turma do 9º A da Escola 2,3 D. Francisco Manuel de Melo, acompanhados pela Diretora de Turma, professora Carla Santos e Silva, deslocaram-se novamente ao GAAF (Gabinete de Apoio ao Aluno e Família) da Escola Secundária Seomara da Costa Primo, para entregar roupa e alimentos.


Vamos premiar a excelência - 5ª edição


O dia 3 de Junho acordou ensolarado e tudo prometia um rico dia para ir para o Ribatejo.

Como é tradição, este ano extensível aos finalistas do 1º ciclo, ao melhor aluno e ao mais assíduo cada turma do agrupamento, foi oferecido um passeio até ao complexo aquático de Santarém, conhecido pelas suas piscinas de ondas, escorregas e afins...

Share
Tweet
Forward
+1
Copyright © 2015 Agrupamento de Escolas Amadora Oeste, All rights reserved.


unsubscribe from this list    update subscription preferences 

Email Marketing Powered by Mailchimp