Copy

A Câmara Superior de Recursos Fiscais, última instância do CARF, endossou o entendimento de que não incidem PIS e COFINS sobre bonificações e descontos obtidos na aquisição de mercadorias, o que pode representar uma grande oportunidade tributária, especialmente para as empresas varejistas.
 
No varejo, é comum a realização de negociações prevendo regras de performance, estabelecendo critérios para concessão de descontos ou bonificações, atrelados ao atingimento de metas de vendas ou grandes volumes de compras.
 
Historicamente, a Receita Federal sempre entendeu que as bonificações e descontos deveriam ser tributados, dado que teriam natureza de receita para a empresa que recebe as mercadorias. No CARF, muitas vezes por voto de qualidade, prevaleciam as autuações para cobrança das contribuições nessas operações.
 
Recentemente, no entanto, a Câmara Superior decidiu que as bonificações e os descontos comerciais têm natureza de redução do custo de aquisição dos produtos, e não propriamente de receita, uma vez que não representam ingresso de novos recursos no caixa do adquirente.
 
Diante desse novo entendimento do CARF, que reforça recentes precedentes judiciais sobre o tema, há uma clara oportunidade para as empresas que atuam com esse modelo de contrato comercial. Não apenas para aquelas que foram autuadas e discutem as cobranças, mas especialmente para recuperar valores pagos a maior ou maximizar resultados futuros.
 
Nosso time tributário está à disposição para quaisquer esclarecimentos necessários.
 

  Djalma dos Angelos Rodrigues 
Wellington Antunes da Maia

Você está recebendo esta mensagem em razão de relacionamento profissional com o escritório.
Caso não deseje mais receber, clique aqui para ser removido.

Copyright © 2022 Miguel Neto Advogados, All rights reserved.

 






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Miguel Neto Advogados · Rua Fidêncio Ramos, 308 - 2º andar · Torre A - Conjuntos 22 e 24 Vila Olímpia · São Paulo, SP 04551-010 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp