Copy

VERSÃO COMPLETA NO LINK À DIREITA -- >

View this email in your browser

Seeing Stories: Guia Multimédia de Alfama

Está disponível para escuta e descarregamento o Guia Multimédia de Alfama, produzido pelo MEMORIAMEDIA/IELT no âmbito do projecto Seeing Stories – Recovering Landscape Narrative in Urban and Rural Europe.
Baseado em fontes históricas, literárias e mitológicas, este guia narrativo do mais antigo bairro de Lisboa apresenta-nos um território ampliado pelas memórias ancestrais do lugar, reais e imaginadas. O percurso, com paragem em nove pontos emblemáticos, evoca as heranças latina e árabe, que modelaram o bairro, a tradição judaica e tantas culturas que por aqui deixaram a sua marca antes e depois das Descobertas.
Guiados pelos textos e pela voz de Ana Sofia Paiva, escutaremos as mulheres-serpente de Ofiusa, que com os marinheiros de Ulisses formaram Ulisseia, Lisboa mitológica, as mouras encantadas que cantam nas fontes e termas de al-hamma, a Lisboa árabe, ou a história de Ganga, o rinoceronte branco enviado da Índia para El rei D. Manuel I e motivo pelo qual as ruas lamacentas da Alfama do século XVI foram revestidas com pedras de calcário branco e negro, a famosa calçada portuguesa. Envolvendo a voz de Ana Sofia Paiva, surgem por vezes as guitarras de Eurico Machado e de Jon Luz, autor das restantes paisagens sonoras. É também possível imprimir o guia em pdf elaborado por José Barbieri.
Testado in loco no
Contemfesta 2014, num passeio narrativo com vários contadores de histórias, o Guia Multimédia de Alfama apresenta-se agora como protótipo de um modelo de comunicação cultural e turística assente no potencial da “narrativa da paisagem” como bem cultural e económico, capaz de fortalecer as identidades locais e o sentimento de comunidade no fórum internacional.
O projecto Seeing Stories tem o apoio do Programa Cultural da União Europeia.

Organização: IELT, Universidade de Évora, ESMAE e PELE no âmbito do MEXE_III Encontro Internacional de Arte e Comunidade, que terá lugar nos dias 9 e 10 de Setembro no Porto, em lugar a anunciar
Recepção de propostas até 30 de Junho através do email: 
braspor2015@gmail.com

Selecção dos resumos até 15 de Julho
Realização do evento a 5 a 8 de Outubro


Organização do projecto Estranhar Pessoa.

Entrada livre.

 
Livros, folhetos de cordel e edições multimédia na FLL
 

OrganizaçãoDIAITA - Património Alimentar da LusofoniaCentro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra

Programa AQUI

Inscrição AQUI

 

Programa AQUI
 

Programa do Congresso AQUI

Programa da Exposição AQUI


 
Programa AQUI
Ana Paiva Morais é professora na FCSH e coordenadora científica do IELT


AQUI poderá consultar as candidaturas abertas e ter acesso às regras de participação e formulários



 

phdcomp@letras.ulisboa.pt


Normas de candidatura AQUI




 

 

Organização de Palmira Fontes da Costa, da Universidade Nova de Lisboa


 

 
O IELT também twitta, em
twitter.com/IELTFCSHUNL







 
Colóquio: práticas artísticas comunitárias

2.º CFP até 30 de Maio

O Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias pretende analisar projectos comunitários de cariz artístico, identificando o seu papel social e cultural, as formas estéticas utilizadas e as questões éticas levantadas. Procura ainda promover parcerias entre projectos congéneres e aprofundar modelos de investigação académica na prática artística comunitária. Recepção de propostas para comunicações, workshops e posters a decorrer até ao dia 30 de Maio através do email eirpac2015@gmail.com.

Fórum da APEF 2015

CFP até 1 de Junho

Está a decorrer até ao dia 1 de Junho o CFP do Fórum 2015 da Asssociação Portuguesa de Estudos Franceses, intitulado "Reconnaissance et légitimité en français - Instances, stratégies, enjeux".
O encontro terá lugar na FCSH-UNL, nos dias
9 e 10 de Novembro, e tem na sua organização e comité científico as investigadoras do IELT Ana Paiva Morais, Margarida Reffóios e Teresa Almeida.

A língua de trabalho será o francês.
Email de contacto: forumapef2015@gmail.com.
V Encontro da Rede BRASPOR

CFP até 30 de Junho

O V Encontro da Rede BRASPOR, tal como os anteriores, privilegia, como temática geral as abordagens holísticas que contemplem enquanto conjunto o Meio e o Homem, que o explora e modifica. A temática específica a abordar nesta reunião será "Entre Rios e Mares: um Património de Ambientes, História e Saberes".
Tópicos Pessoanos: Melancolia e paixão nas odes de Álvaro de Campos

28 de Maio, vários locais [Montemor-o-Novo] 

Prossegue esta quinta-feira, 28 de Maio, o ciclo Tópicos Pessoanos, com a conferência de Filipa Freitas "Odes de Álvaro de Campos: a natureza melancólica do poeta na paixão pela vida", que se realizará, como habitualmente, no Auditório da Biblioteca Nacional, às 18h30. O comentário estará a cargo de Pablo Javier Pérez López.

Feira do Livro de Lisboa

28 de Maio a 14 de Junho, Parque Eduardo VII [Lisboa]

Tal como em anos anteriores, uma selecção de entre as cerca de 300 publicações co-editadas ou apoiadas pelo IELT estará disponível no pavilhão da FCSH na Feira do Livro de Lisboa a preços especiais. Esperamos por vós.

2.º Forum-Estudante de História e Culturas da Alimentação

29 de Maio, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra [Coimbra]

A 2ª edição do Fórum-Estudante de História e Culturas da Alimentação destina-se à discussão de trabalhos de investigação na área do património material e imaterial da alimentação. O encontro realiza-se a 29 de Maio, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e encerrará com uma Prova de Vinhos e Degustação de Iguarias Romanas orientada por Luís Lavrador (SASUC) e Inês de Ornellas e Castro, investigadora do IELT e co-coordenadora do projecto DIAITA.

ICH NGO Forum Conference

6 a 13 de Junho, Hotel Mercury, Santa Susanna [Catalunha] 

Os investigadores do IELT Filomena Sousa e José Barbieri, responsáveis pela Memória Imaterial, cooperativa que dinamiza o Memoriamedia e está credenciada como consultora da UNESCO, participam na 1.ª Conferência de ONGs creditadas pela UNESCO. O encontro realiza-se de 6 a 13 de Junho na cidade de Santa Susanna, município da Catalunha, província de Barcelona.

Congresso: Almada Negreiros: un trait-de-union tra arti e culture

10 a 12 de Junho, Palazzo Matteucci, Pisa [Itália]

A Universidade de Pisa, em cooperação com a Universidade Nova de Lisboa e os herdeiros de Almada Negreiros, celebram o centenário da revista Orpheu com um congresso internacional e uma exposição de desenhos, livros e manuscritos do "artista multimédia avant la lettre". Participam os investigadores do IELT Andrea Ragusa, Gustavo Rubim, Fernando Cabral Martins, Manuela Parreira da Silva, Manuele Masini, Sara Afonso Ferreira e Sílvia L. Costa.

IV Jornadas Iberoamericanas de Literatura Popular Infantil

17 a 19 de Junho, Universidad de Castilla-La Mancha [Cuenca] 

“Los cuentos de los Hermanos Grimm: de la tradición oral al libro ilustrado en Portugal” é o título da comunicação que o investigador do IELT Carlos Nogueira apresentará nas IV Jornadas Iberoamericanas de Investigadores de Literatura Popular Infantil, na Facultad de Ciencias de la Educación y Humanidades de Cuenca.

Seminário Permanente do CEIL

19 de Junho, gab. 0.04 do Ed. B1 da FCSH/NOVA [Lisboa]

Ana Paiva Morais é a investigadora responsável pela próxima sessão do Seminário Permanente do Centro de Estudos sobre o Imaginário Literário, com o título "A teoria da imaginação no pensamento medieval e a Escola de Chartres", no dia 19 de Junho, às 18h
Seguir-se-á a sessão de Olga Pombo sobre
"Imagem", a 26 de Junho. Entrada livre.
Concursos: Horizonte 2020
Candidaturas até 2 de Junho

No âmbito do Acordo de Parceria Portugal 2020, estão abertas candidaturas a diversos programas operacionais. Divulga-se agora o apoio a projectos em co-promoção do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), cujas candidaturas se encontram abertas até 2 de Junho.

Doutoramento: Estudos Comparativos

Candidaturas até 15 de Junho

Estão abertas as candidaturas ao International PhD Programme in Comparative Studies, oferecido pelo Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em parceria com as Universidades de Bolonha e Lovaina. O Programa oferecerá também 5 bolsas de Doutoramento.

Concurso: Acções Integradas Luso-Alemãs

Candidaturas até 15 de Junho

Encontra-se aberto o período de candidatura a financiamento do Programa das Acções Integradas Luso–Alemãs. Serão financiados projectos de investigação, por um período de dois anos, entre professores e/ou investigadores das Universidades Portuguesas que integram o CRUP e professores das Instituições Alemãs de Ensino Superior.
Colóquio: Na Periferia da Grande Guerra

CFC até 30 de Junho

Encontra-se aberta até 30 de Junho a chamada de comunicações para a conferência internacional Na Periferia da Grande Guerra. Trata-se de uma iniciativa do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro, que decorrerá no Departamento de Línguas e Culturas desta Universidade, nos dias 1 e 2 de Outubro. Inscrição e mais informações AQUI

Medicine, Trade and Empire
Garcia de Orta's Colloquies on the Simples and Drugs of India (1563) in Context

Colóquios dos simples e das drogas da Índia de Garcia de Orta (Goa, 1563) foi um dos primeiros livros a abordar a estreita relação entre medicina, comércio e império no início do período moderno. 
Da autoria de uma equipe interdisciplinar e internacional, na qual se inclui Inês de Ornellas e Castro, o
volume agora publicado pela Ashgate oferece uma análise contextualizada e inovadora das histórias e recepção dos Colóquios. A investigadora do IELT assina o ensaio "A 'Pleasant Banquet of Words': Therapeutic Virtues and Alimentary Consumption in Garcia de Orta's Colloquies on the Simples and Drugs of India".

Novos Estatutos

O IELT - Instituto de Estudos de Literatura e Tradição tem novos Estatutos, que podem ser consultados AQUI.

Página do IELT no Facebook

A página do IELT no facebook deixou de estar acessível e tivemos de criar uma nova: IELT - Instituto de Estudos de Literatura Tradicional.  
Convidamos os investigadores, amigos e simpatizantes do IELT que utilizam a plataforma a "gostar" e divulgar esta montra das actividades IELTsistas e afins.

Share
Tweet
Forward to Friend
Instituto de Estudos de Literatura e Tradição
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Avenida de Berna, 26 - C, 1069-061 Lisboa | Telefone: 21 790 83 00, Ext.: 1241

Facebook: IELT - Instituto de Estudos de Literatura Tradicional
Twitter: @IELTFCSHUNL

www.ielt.org
www.memoriamedia.net
http://modernismo.pt

http://www.memoriamedia.net/fabula
http://paisagensliterarias.ielt.org