“A Virgem Maria nos convida a entrar no novo ano com confiança e vigilância. Ela não fica só em palavras, mas age, e é a serva do Senhor. Ela sabe que nem todos que vivem dizendo ‘Senhor, Senhor’, entrarão no Reino dos Céus, mas sim, aqueles que praticam a vontade do Pai (cf Mt 7, 21). Maria busca a vontade de Deus, discernindo-a nos acontecimentos da sua vida, contemplando-a, conservando, cuidadosamente, a lembrança desses fatos em seu coração (Lc 2, 19 e 2, 51). Nossa Mãe celeste vive a vigilância real do coração e do espírito.
Nós, também, somos convidados a fazer a vontade de Deus. Como Maria, devemos nos deixar iluminar pelo Espírito e ver todas as coisas à luz do Evangelho. Temos de aprender a discernir. Numa sociedade em que a única lei se baseia, frequentemente, no desejo de cada indivíduo, é preciso ser vigilante no que diz respeito ao verdadeiro bem do homem e da sociedade.
“Devemos recusar tudo o que fere a dignidade da pessoa humana. Devemos ser, igualmente, os despertadores da esperança, sentinelas que sabem que, após a noite, a aurora vai surgir. Devemos ser testemunhas desta misericórdia Divina que deseja vir ao encontro de cada ser humano. Maria é vigilante e convida os pecadores a se converterem e a se voltarem para seu Filho. Desejo que, ao longo deste novo ano, Maria possa nos comunicar a sua vigilância e fazer com que nos tornemos vigilantes! Feliz Ano Novo a todos!”
|